MasterCard vai usar selfies para aprovar compras na Internet

A próxima alternativa para aumentar a segurança no pagamento das compras feitas pela internet é o uso de selfies. Um aplicativo que está sendo testado pela MasterCard desde o verão passado solicita que, além de uma senha, o consumidor comprove sua identidade por meio de uma selfie. A empresa informou nesta semana que o app será lançado no segundo trimestre para smartphones, tablets e PCs. Neste primeiro momento ele estará disponível nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Holanda, Bélgica, Espanha, Itália, França, Alemanha, Suíça, Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca, segundo informações da BBC.

Como na maioria dos casos as compras online exigem apenas as informações do cartão de crédito, a MasterCard adicionará a ferramenta que poderá ser usada quando houver suspeita de uma transação fraudulenta. Desta forma, os usuários que tiveram o app da companhia instalado receberão uma notificação, solicitando que eles posem para a câmera ou deem sua impressão digital.

A ideia é criar um sistema mais conveniente para a verificação de identidade, permitindo que a companhia de cartão de crédito previna casos de fraude com maior frequência. A companhia disse que transmitirá tais dados de uma forma que eles não poderão ser roubados ou usados por cibercriminosos. Apesar da verificação baseadas em selfie não ser totalmente infalível, ela fornece pelo menos uma camada de proteção extra contra o roubo de dados de cartões de crédito.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top