Mastercard lança cartão acessível para deficientes visuais

Mastercard lança cartão acessível para deficientes visuais

Por Edilma Rodrigues

A Mastercard lança o Touch Card, cartão acessível para pessoas que não enxergam e deficientes visuais que possui entalhes que permitem identificar se o cartão que eles manuseiam é de crédito, de débito ou pré-pago. O Touch Card tem um sistema de entalhes na lateral para ajudar os consumidores a usá-lo da maneira correta, apenas pelo toque. 

O entalhe dos cartões de crédito é redondo; dos cartões de débito é amplo e reto; e nos pré-pagos, o entalhe é triangular. O padrão foi projetado para funcionar com terminais de pontos de venda e caixas eletrônicos, garantindo que possa ser implantado em escala. 

No mundo, segundo a Mastercard, 2,2 bilhões de pessoas têm restrições visuais e existem poucas maneiras eficazes para elas determinarem rapidamente se estão com um cartão de crédito, débito ou pré-pago, principalmente à medida que mais cartões mudam para designs planos sem nomes e números em relevo. 

A empresa também vem incorporando sua melodia característica nos balcões de checkout em todo o mundo, um sinal para todos – os deficientes visuais em particular – de que a transação do cartão foi realizada com sucesso. 

Segundo o diretor de marketing e comunicação da Mastercard, Raja Rajamannar, o Touch Card vai aumentar a sensação de segurança, inclusão e independência para pessoas com deficiência visual, em todo o mundo. Para elas, “identificar os cartões de pagamento é uma verdadeira luta. Esta solução tátil permite ao consumidor posicionar corretamente o cartão e saber qual cartão de pagamento está usando.

Mastercard

Imagem: Cartão de crédito New Touch Card com entalhe redondo, cartão de débito com entalhe amplo e reto e cartão pré-pago com entalhe triangular. 

O conceito da Mastercard foi examinado e endossado pelo Royal National Institute of Blind People (RNIB) no Reino Unido e pelo VISIONS/Services for the Blind and Visually Impaired nos EUA. O cartão foi desenvolvido conjuntamente com a IDEMIA, empresa global em identidade aumentada, que fornece soluções para espaços físico e digital. 

Com informações da assessoria de imprensa

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top