Nos dias 11 e 12 de junho, a MasterCard e o Facebook realizarão o hackathon MasterCard Shift 2016, evento com foco em transações financeiras do futuro. A dinâmica do evento prevê que ao longo de 36 horas, os participantes serão desafiados a repensar o comércio eletrônico e criar soluções de pagamento que facilitem a vida e ofereçam experiências de alto nível para os consumidores. As ideias serão apresentadas ao público que terá acesso às APIs (interface de programação de aplicativos) da MasterCard e do Facebook durante toda a maratona.
Pela MasterCard, o destaque é o API do MasterPass, que possibilita a criação de carteiras digitais, bem como a instalação e a integração do botão de pagamento MasterPass. Já o Facebook disponibilizará suas APIs e SDKs que ajudam startups e empresas do mundo inteiro a integrar seus apps à plataforma do Facebook e tirar proveito de todas as oportunidades oferecidas por essa integração.
Ao longo da maratona, os líderes de cada grupo participarão de workshops de orientação em temas como processo criativo, modelo de negócio Canvas, técnicas de apresentação e estratégias para pitchings. Os três primeiros colocados serão contemplados com uma vaga no FbStart, programa global de apoio para desenvolvimento de startups do Facebook, que oferece ferramentas e treinamentos para empreendedores buscarem o crescimento e desenvolvimento de seus apps.
Além disso, os ganhadores terão acesso ao espaço de coworking da Plug. Já o grupo vencedor irá visitar o Tech Hub da MasterCard em Nova York, polo mundial de tendências e inovação, onde são desenvolvidos os protótipos da companhia, e receberá uma bolsa de 50% nos cursos de graduação e pós-graduação da BandTec.