Massificação das wallets exige benefícios, melhor experiência e mudança de hábitos do consumidor

Com uma grande variedade de players e um volume suficiente de equipamentos aptos a operar transações por NFC, é quase unanimidade entre os executivos do setor que o momento do Brasil viver a massificação do uso das chamadas carteiras virtuais está muito próximo. Segundo eles, agora só depende de três fatores: oferecer benefícios para gerar o interesse no usuário pela nova maneira de pagar, proporcionar experiências melhores do que as que já existem com o cartão e educar os funcionários dos estabelecimentos comerciais para incentivar os clientes no momento do atendimento.

O Diretor do Itaú-Unibanco, Rubens Fogli Netto, que fez a primeira apresentação no painel “Ecossistema de Meios de Pagamentos – O Impacto das Pays no Brasil”, no Ciab FEBRABAN, disse que nas compras remotas (e-commerce em sites abertos e feitos por meio de aplicativos) a experiência do comprador com as wallets é reconhecidamente melhor, o que não acontece no mundo físico. “O problema é que as vendas não presenciais representam somente 10% do total. Então, se quisermos ver um impacto no uso deste sistema precisaremos avançar no mundo físico”, disse.

Neste sentido, o Gerente de Produtos da Verifone Brasil, Luiz Guilherme Roncato, explicou que o desafio é parecido com o que a indústria enfrentou na época da migração para o chip. “Fazer o operador de caixa da loja inserir o cartão no POS como primeira opção ao invés de passar a tarja exigiu uma mudança cultural. Agora teremos que fazer o mesmo. Estaremos num patamar satisfatório quando os atendentes começarem a sugerir ao cliente o pagamento via NFC”, disse.

Já o executivo de Marketing da Samsung Pay, Marcelo Mattar, chamou a atenção para a questão dos benefícios. Segundo ele as wallets possibilitam ao mercado aprofundar a relação do consumidor com seus programas de fidelidade. “O usuário pode ser reconhecido num estabelecimento e receber no seu celular o estímulo para usar seus pontos acumulados em compras com descontos especiais para aquele momento. Isto levará as pessoas a desejarem usar o sistema e aumentará a venda para as lojas” disse.

Ele revelou que a Samsung Pay, que promete começar a operar no Brasil nos próximos meses, já está em conversas com órgãos governamentais para levar o sistema ao transporte público no pagamento de metrô, trens e ônibus.

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