Mapa inédito revela aptidão de diferentes segmentos para inserir produtos financeiros em seus portfólios

Levantamento da Cantarino Brasileiro originou dados detalhados sobre o cross industry financeiro com nove segmentos no país; Varejo lidera as iniciativas; Transporte e Esporte são as grandes apostas
A Cantarino Brasileiro, hub que fomenta a inovação no ecossistema financeiro, lançou recentemente uma análise minuciosa e estratégica do Mapa Banking Anywhere, levantamento inédito sobre o cross industry com o mercado financeiro publicado recentemente na sua trilha temática de conhecimento sobre o tema.
O Mapa consolida de forma organizada e simplificada as informações sobre as empresas que adotam o modelo das finanças agregadas – embedded finance – para gerar novas receitas e fortalecer o relacionamento com seus clientes. A análise complementar, que será lançada em breve para o público, traz insights relevantes como os segmentos com maior adesão ao modelo e as categorias de produtos mais ofertadas em cada um deles, e no contexto geral.
“Nosso objetivo é mostrar exemplos que inspiram e ajudar a nortear decisões importantes de tomadores de decisão cientes de que a integração das indústrias é um caminho para o crescimento e fortalecimento de marca”, explica o CEO da empresa, Marcos Cantarino.
A primeira versão do Mapa lista 66 empresas envolvidas com o modelo de embedded finance, dentre as quais é possível identificar nove segmentos: Comércio (Varejo), Transporte (Mobilidade), Esporte, Energia (serviço de utility), Telecomunicações, Seguros (refere-se à indústria das seguradoras), Indústria, Agricultura (Agronegócio) e Serviços. Nesse universo, foram identificados 346 produtos, divididos em cinco categorias (Cartões, Crédito, Conta Digital, Seguro e Pagamentos).
“Sabemos que há muitas outras iniciativas ativas no mercado. Por questões legais e de contrato, porém, inúmeras delas não puderam ser reveladas pelos provedores de tecnologia. Além disso, certamente, outras iniciativas – especialmente as regionais –, simplesmente não foram encontradas no vasto mundo da internet. Mas esse, com certeza, é um belo começo”, celebra o CEO.
O projeto será atualizado anualmente e quer usar a força colaborativa para se tornar uma ferramenta de consulta potente e cada vez mais representativa. “Sentimos falta de representantes em segmentos que se mostram bastantes avançados na transformação digital e em plena expansão como o da educação e o da saúde, por exemplo. Por isso, convidamos a todos que conhecerem uma iniciativa que não foi listada a complementar esse quadro, entrando em contato pelo email (redacao@cantarinobrasileiro.com.br)”, orienta Cantarino.

Destaques

Entre os principais insights obtidos, ao analisar com profundidade os dados coletados, estão: 
  • O segmento Comércio (Varejo) representou 62% da amostra (40 empresas). Em segundo lugar, ficou o Transporte, com sete empresas listadas, o que corresponde a 11% do total. Esporte aparece em terceiro lugar (9%) e as utilities de distribuição de energia, em quarto (8%). Com quatro empresas identificadas, o setor de Telecomunicações representa 6% do total.
  • Embora os segmentos de Agronegócio e Seguradoras tenham tido pouca representatividade na amostra, a Cantarino Brasileiro identificou em entrevistas qualitativas com representantes dos setores que a sinergia com a indústria financeira não é novidade e se consolida, principalmente via parcerias, sendo essa relação crucial para catalisar os negócios. 
  • No panorama geral, a categoria Contas Digitais foi a que mais ofertou o produto. A categoria Pagamento foi a menos explorada. Devemos considerar, no entanto, que a categoria Cartões também se refere a um meio de pagamento. Assim, a soma das duas categorias (Cartões e Pagamento) coloca a modalidade em primeiro lugar.
  • No que diz respeito aos produtos, apenas sete empresas, de toda a amostra, disponibilizam à sua base produtos de todas as categorias listadas, sendo uma de Transporte, uma de Seguro e cinco de Comércio (Varejo). O Comércio (Varejo) predomina e oferece produtos em todas as categorias; Transporte e Telecomunicação também têm empresas ofertando todos os produtos.

Metodologia

A captação dos dados para o primeiro Mapa Banking Anywhere em um esforço multidisciplinar. Foram coletados dados primários, oferecidos pelos provedores de serviços Software as a Service (SaaS) ou Banking as a Service (BaaS), e secundários, levantados a partir dos sites das empresas. A tabulação obedece o critério de ordenar por segmento da indústria, nomeando os braços financeiros das empresas identificadas em seus segmentos e classificando-se o tipo de serviço que oferecem, bem como a forma que são implementadas – se desenvolvidas internamente ou por meio de parceiros de tecnologia. O levantamento foi realizado ao longo do mês de julho até meados de agosto de 2023.
Os dados fazem parte do e-book Mapa Banking Anywhere| Insights para tomadores de decisão que apostam no cross industry, que será lançado durante o Fórum Banking Anywhere, no dia 5 de outubro, em São Paulo. Para participar do evento, clique aqui.
O Mapa Banking Anywhere já está disponível e pode ser baixado gratuitamente aqui.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Exclusiva
Cantarino Brasileiro apoia o Innovation Summit Barueri 2024
Barueri vai sediar a primeira edição do Innovation Summit 2024, no dia 3 de março. O...
Exclusiva
O papel do ecossistema financeiro no Fórum Econômico Mundial 2024
por Ana Carolina LahrEntre os dias 15 e 19 deste mês, aconteceu em Davos, Suíça,...
Exclusiva
Tendências da 114ª NRF para o setor financeiro
por Ana Carolina Lahr A 114ª NRF (National Retail Federation), a maior e mais tradicional...
Exclusiva
Prêmio Banking Transformation reforça necessidade de uma agenda ESG transversal
Dados revelam a diversidade na composição dos times envolvidos nos cases inscritos; reflexão é incentivada...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top