Manual da Experiência do Cliente do BC norteia fase 2 do open banking

Manual da Experiência do Cliente do BC norteia fase 2 do open banking

O cronograma para a integração de todos os meios de pagamento ao open banking está previsto para setembro de 2022. Antes anunciado para agosto deste ano, a mudança só abre margem para que mais insights sejam obtidos para orientar as decisões sobre como atender melhor o cliente de modo a suprir suas necessidades e desejos.

Ao incentivar a concorrência, o open banking deixa latente a importância do Customer Experience, ou seja, de colocar a experiência do consumidor no foco. Para nortear os players nesse processo de “descoberta” do usuário, o Banco Central publicou um manual do open banking com base na experiência do cliente.

No material, o BC diz que o compartilhamento de dados bancários deve ser centrado no consumidor, de acordo com seu perfil, necessidades, objetivos e expectativas. 

Além disso, a oferta dos serviços e o relacionamento com o consumidor devem envolver quatro princípios básicos: segurança e privacidade; agilidade; conveniência e controle; transparência.

Importante notar ainda que o manual orienta que esses princípios respeitem a disponibilização de informações e os ambientes de gestão de consentimentos — inclusive se o consumidor achar oportuno e apropriado revogar o consentimento.

Insights Ed. 1

“Dobra o número de pessoas que tem o banco digital como principal banco no Brasil”
Nós sabemos o que o usuário de banco precisa
Falta de informação diminui confiança no open banking
PIX x Whatsapp Payment: uma relação de confiança
Manual da Experiência do Cliente do BC norteia fase 2 do open banking
Espaços multisserviços reforçam tendência do open banking
Estratégias pensadas no esforço, no emocional e na segurança

Compartilhe

Notícias relacionadas

Uncategorized
Raio X PBT 2022: iniciativas em blockchain
A temática do uso da blockchain no ecossistema financeiro foi introduzida na 17ª edição do...
Uncategorized
Terceirização das ATMs ganha nova perspectiva no Brasil
Caminho alternativo já é realidade nos mercados mais maduros; no Brasil, a
Uncategorized
Máquinas de autoatendimento avançam na sigla ESG
Além da questão social amplamente discutida, a tecnologia têm
Uncategorized
Inovação e inclusão financeira nos bancos digitais norteiam próximo webinar
Evento será realizado na quinta-feira, dia 30; na semana seguinte, discussão será retomada sob a...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top