nota1

Manifesto do Blockchain Research Institute: a nova promessa da economia digital

Neste manifesto, o cofundador e diretor executivo do Blockchain Research Institute, Don Tapscott, explica os pontos defendidos pela organização, em dez tópicos:

  1. Blockchain (também conhecida como tecnologia de ledger distribuído) representa a segunda era da internet; uma internet de valor e não apenas a camada de valor no amontoado da internet. Nunca tivemos essa capacidade antes – transações confiáveis diretamente entre dois ou mais totais desconhecidos, autenticadas por colaboração em massa e potencializada por criptografia coletiva, código inteligente e interesse próprio. É o ponto culminante do que Alan Turing começou, uma verdadeira mudança de paradigma introduzida por tecnologias de livro razão descentralizadas.
  2. Como a internet de informações antes disso, a blockchain promete superar os modelos de negócios, inovar o mercado para melhor e reduzir as barreiras para os empreendedores competirem contra operadores tradicionais. Está nos empurrando para desafiar como definimos o que é valor, inovação financiada, a força da estrutura e a participação por recompensa. No entanto, os operadores tradicionais devem ver a blockchain não tanto como uma ameaça, mas como um chamado à ação.
  3. Esta tecnologia detém grande promessa de resolver muitos dos problemas do planeta, como a mudança climática. Também tem o potencial de resolver as consequências não intencionais, indesejáveis ou ilegais da primeira era, nomeadamente a erosão da privacidade, segurança, inclusão econômica, direitos de propriedade intelectual e liberdades de expressão, imprensa, religião e expressão cultural.
  4. Bancos centrais deveriam converter suas moedas fiduciárias em digitais, e os governos deveriam abraçar essa tecnologia para melhorar suas operações e aumentar a transparência e a responsabilidade para os que estão no cargo. Acreditamos que a participação do governo e, até mesmo, a regulação leve, provavelmente terá um papel maior na preservação dos direitos e poderes dos cidadãos e consumidores.
  5. Todas as funções de gestão vão mudar. Esperamos que esta tecnologia reconfigure a arquitetura da empresa e a natureza da competitividade. Já há demonstração da sua capacidade de reduzir custos de transações e eliminar terceiros, necessários para fazer a autenticação.
  6. A concorrência entre os vários tipos de blockchain – redes privadas (permissioned) / redes públicas (permisionless), abertas / fechadas, com uma moeda ou não, usando diferentes sistemas de consenso e abordando diferentes oportunidades – é saudável e levará tempo para escolher. Mas prolongadas guerras de padrões de plataformas freiam o desenvolvimento e queimam capital. Sem padrões, o progresso será lento.
  7. Existe uma crescente hipérbole, volatilidade, e esta corrida à inovação produzirá incontáveis falhas e fraudes – o que sempre ocorre com qualquer novo e inovador meio de comunicação. Mas os fundamentos deste novo paradigma são sonoros e sua curva é para prosseguir adiante. Os cínicos descartam essa revolução por conta e risco.
  8. Os desafios de implementação a serem superados são muitos. A tecnologia é relativamente imatura e enigmática. E não falta somente capacidade transacional em larga escala, mas também interfaces amigáveis para ampla adoção dos consumidores; ambas reprimem os efeitos de rede.
  9. Além dos padrões, a administração desse recurso é crítica. De baixo para cima, a governança global auto-organizada funcionou bem para a primeira era da internet e pode funcionar para a segunda. Acreditamos que uma abordagem de rede multi-participativa é a melhor proteção contra a interferência governamental ou o surgimento de dinâmicas de poder invisíveis. A descentralização não significa desorganização.
  10. Novos paradigmas causam deslocamento e são geralmente recebidos com frieza ou pior – hostilidade e zombaria. Os interesses investidos geralmente lutam contra a mudança e os líderes do antigo têm dificuldade em abraçar o novo. Assim é com blockchain. O novo paradigma chama para frente uma nova geração de líderes. A liderança para este futuro distribuído é e virá de todos os lugares – em organizações, indústrias, nossas economias e a sociedade. A liderança é uma oportunidade para cada um de nós.

Sobre Don Tapscott:

Cofundador do Blockchain Research Institute, que investiga as implicações estratégicas e as oportunidades criadas por esta nova tecnologia.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top