Por Edilma Rodrigues
O Global Consumer Survey, estudo encomendado pela Wirecard, empresa global de tecnologia financeira digital, descobriu que 82% dos brasileiros mostraram muito ou algum interesse em baixar um app para fazer autopagamento em lojas do varejo. E 81% deles demonstraram muito ou algum interesse em utilizar a biometria para comprar na loja, e 76% para comprar online.
A pesquisa, que entrevistou 6 mil clientes em países da Europa, Ásia e Américas, indica que a maioria dos consumidores pelo mundo espera que as redes varejistas implementem métodos de pagamento inovadores e tecnologias nas lojas para melhorar a experiência de compra.
Segundo o EVP global de estratégia de grupo da Wirecard, Markus Eichinger, o levantamento mostrou que a grande massa de consumidores está pronta para adotar novas tecnologias que vão melhorar a experiência de compra nas lojas e facilitarão a aquisição de produtos de acordo com suas preferências.
“Essas tecnologias não são mais truques ou restritas a empresas altamente tecnológicas, ainda que muitos varejistas não consigam ouvir seus clientes e acompanhar suas demandas. Em um momento em que as lojas físicas estão lutando para competir com as vendas on-line, combinar pagamentos com outras tecnologias é uma etapa fundamental para agregar valor aos clientes, comenta.
Brasileiros estão mais dispostos a usar novas tecnologias
Outra descoberta do Global Consumer Survey é que os brasileiros estão mais abertos à utilização de novas tecnologias em relação a outros países. Quanto a baixar app de autopagamento, por exemplo, enquanto os brasileiros ultrapassam a casa dos 80%, apenas 57% dos norte-americanos e 51% dos australianos estariam dispostos a fazê-lo. E a biometria, nos Estados Unidos, seria usada por 63% dos norte-americanos em lojas físicas e 58% online. (No Brasil, respectivamente, esse valor é de 81% e 76%).
A pesquisa também mostra que 77% dos brasileiros teriam interesse em uma ferramenta de realidade virtual que os ajudasse a experimentar uma peça de roupa antes de comprá-la na loja física. Nos Estados Unidos, apenas 42% dos entrevistados se disseram interessados nessa tecnologia.
- Principais conclusões:
Global e regionalmente, os consumidores desejam usar novas tecnologias que tornem a experiência de compra mais conveniente. Isso inclui o uso de:
- Aplicativo para comprar produtos usando o autopagamento, ou self-checkout (71% se disseram um pouco ou muito interessados);
- Um espelho inteligente que permita a visualização produtos adicionais, a solicitação de outros itens e a compra de mercadorias sem fazer check-out (65% um pouco ou muito interessados);
- Lojas sem atendentes como a Amazon Go (61% um pouco ou muito interessados);
- Realidade virtual (RV) para experimentar itens de vestuário antes de comprá-los online (61% de certa forma ou muito interessados).
- Pagamentos móveis são uma certeza
Os pagamentos móveis são importantes para os consumidores, e tudo indica que serão uma realidade em breve. 44% dos entrevistados disseram que deixariam de comprar em uma loja física se ela não oferecesse formas de comprar usando o celular.
Quando perguntados sobre qual desenvolvimento de tecnologia relacionado às compras eles gostariam de ver implementado para melhorar sua experiência de compra, 58% identificaram os pagamentos móveis como os mais importantes, seguido dos pagamentos biométricos e lojas sem caixa (45%), e a Realidade Aumentada (RA), com 25%.
- Pagamento biométrico
A pesquisa da Wirecard indica que vale a pena para os varejistas implementar métodos de pagamento biométricos, como reconhecimento facial e impressão digital. Em todos os países analisados, três em cada cinco entrevistados estariam interessados em usar dados para comprar produtos on-line (66%) e na loja (68%).
- Compras assistidas por voz
Dispositivos de assistência por voz, como a Amazon Alexa e o Google Home Hub, são muitas vezes descartados como ferramentas para fazer compras. No entanto, 57% dos entrevistaram concordaram que usar esses equipamentos facilitaria as suas compras, e 44% disseram que confiariam em pagamentos assistidos por voz para fazer suas compras semanais.
- Clientes fazem a lição de casa online (enquanto estão na loja)
Sete em cada dez consumidores (74%) estão interessados em usar a tecnologia para pesquisar produtos enquanto estão na loja antes de comprar. Isso pode ser feito por meio de um aplicativo ou no próprio site da loja. O objetivo é saber mais sobre o produto que estão vendo. Pelo menos 72% têm algum interesse em usar dispositivos da própria loja, como tablets, e 60% estão interessados em usar realidade virtual.
Muito longe de ser delírios tecnológicos, nossa pesquisa mostra que existe uma vontade clara dos consumidores em terem acesso à realidade virtual, compras assistidas por voz e lojas sem caixa. Algo precisa mudar se o varejo quiser recuperar a experiência das lojas físicas. O que os clientes querem é uma maior integração de tecnologia, afirma Markus Eichinger.
A pesquisa independente foi realizada pela Vanson Bourne em nome da Wirecard no quarto trimestre de 2019. Foram entrevistados 6 mil consumidores com mais de 18 anos nos Estados Unidos, Brasil, Alemanha, França, Reino Unido, Singapura, Hong Kong, Austrália, Malásia e Tailândia. Para mais informações sobre o comportamento de compra dos consumidores, faça o download do e-book completo.
Com informações da assessoria de imprensa