A segunda edição da pesquisa Mercado Livre e Ibope Conecta, realizada com 529 empreendedores MPMEs (Micros, pequenas e médias empresas) de e-commerce, em janeiro de 2016, aponta que 81% dos entrevistados registraram crescimento em vendas em 2015 e em um percentual maior do que o esperado: 45%, enquanto a expectativa revelada na primeira edição da pesquisa, no início de 2015, fosse de 25%. Em compensação, mais empresas esperavam ter crescimento nas vendas em 2015: 87%.
Os respondentes se dividiram entre 73% multicanais (que vendem produtos em sites próprios, diversos marketplaces e lojas físicas) e 27% que vendem exclusivamente pelo Mercado Livre.
As expectativas para este ano se mantêm otimistas: 84% dos entrevistados acreditam que suas vendas crescerão – a uma média de 31%. Entre os empreendedores que não acreditam em aumento de vendas para este ano, 63% atribuem seu pessimismo à política econômica, 14% ao aumento dos impostos com 14% e 13% especificamente à nova Lei do ICMS.
Os otimistas com o setor de comércio eletrônico apostam no aumento da percepção dos compradores em relação à segurança nas compras online (64%, mesmo percentual do ano passado); o aumento do número de usuários da Internet (57% – fator que no ano passado era ainda mais relevante, com 77% das menções); e 51% no crescimento dos usuários de smartphone e tablets.
Outros fatores passaram a ser mais relevantes para os empreendedores neste ano do que no anterior, são eles: os custos de frete mais acessíveis – com 52% das menções, contra 36% no ano passado – e a busca por mais ofertas online por causa da economia atual (de 14% para 48% das menções), além de fatores que não foram citados em 2015, como: mais ferramentas de tecnologia disponíveis para melhorar a experiência do cliente e profissionalização dos vendedores – com 43% e 31% de menções, respectivamente.