Por Edilma Rodrigues
Ilustrando a grande oportunidade que o open banking trouxe ao varejo de se inserir no ecossistema financeiro, o Magalu lançou oficialmente a Fintech Magalu, que chega ao mercado como uma das dez maiores do Brasil e com mais de 16 milhões de clientes únicos.
Criada a partir da reformulação da operação de seu braço financeiro e após integração da Hub Fintech, adquirida em 2020, o objetivo do lançamento é facilitar o acesso ao crédito por parte de consumidores e das empresas.
O diretor da empresa, Robson Dantas, explica que a fintech é um negócio de alto potencial de crescimento. “Mais importante que isso, porém, é estar totalmente conectada à missão do Magalu, que é digitalizar o varejista brasileiro, sobretudo os pequenos e médios”.
O anúncio acontece juntamente com o lançamento de dois produtos: cartão de crédito para empresas, com foco nos mais de 160 mil sellers da companhia, e o crédito para pessoas físicas, oferecido diretamente no SuperApp do Magalu.
De acordo com estimativas do Magalu, apenas 3% da base brasileira de cartões de crédito são corporativos. Segundo Dantas, a grande vantagem da Fintech Magalu na concessão desse tipo de crédito é o conhecimento profundo dos sellers – o que amplia o mercado e reduz riscos.
45 milhões usam o SuperApp, mensalmente
O empréstimo para pessoas físicas adota o mesmo princípio. O valor do crédito oferecido a cada cliente é calculado com base na análise do perfil do consumidor.
Atualmente, 45 milhões de pessoas usam o SuperApp por mês. A operação é simples, sem atrito: o cliente solicita o empréstimo pelo app, o perfil é analisado e a quantia é liberada diretamente no MagaluPay, a conta digital do Magalu, que pode ser usada para qualquer tipo de pagamento.
“Já pré-aprovamos, com base numa criteriosa análise de risco, crédito para 10 milhões de clientes da nossa base”, afirma Dantas.
O cartão de crédito empresarial da Fintech Magalu está em fase de pré-lançamento. Os sellers interessados podem se inscrever na lista de espera, por meio de um convite, que será enviado nos próximos dias pelo Magalu. Os portadores do cartão de crédito empresarial farão parte de um programa de benefícios exclusivo, que dará direito a acúmulo e troca de pontos por serviços oferecidos no ecossistema Magalu.
A Fintech Magalu é resultado da integração da Bit55, Stoq e Hub Fintech, adquirida no final de 2020, além de agregar a operação da Luizacred. Seus cerca de 16 milhões de clientes detêm 9 milhões de contas digitais e 7 milhões de cartões de crédito. Em 2021, o volume total de transações (TPV) processados pela Fintech Magalu somou 65 bilhões de reais – o que considera a operação de cartão de crédito pessoa física na parceria com a Luizacred, a subadquirência do marketplace e outros serviços financeiros (Banking as a Service) prestados para diversas companhias.
À frente de produtos voltados a empresas, a Fintech Magalu é responsável, por exemplo, pela operação de pagamento a caminhoneiros e transportadores da CargoX. “A Fintech Magalu não trabalha exclusivamente para o nosso ecossistema. Já somos uma referência na prestação de serviços financeiros para mais de 50 companhias de todos os tamanhos”, afirma Dantas.
Plataforma tecnológica, a Fintech Magalu conta com o suporte de quase 1,5 mil lojas físicas do Magalu espalhadas pelo Brasil. Nesses pontos, é possível fazer saques ou tirar dúvidas sobre os produtos financeiros oferecidos.
Com informações da assessoria de imprensa
O tema da inserção dos varejistas no setor financeiro já foi discutido pela Cantarino Brasileiro em um Informativo especial. Acesse aqui para baixar o material. Aqui você acessa o catálogo de varejistas que oferecem serviços financeiro.