Livro discute a revolução dos pagamentos - lançamento reúne líderes da indústria em webinar

Livro discute a revolução dos pagamentos – lançamento reúne líderes da indústria em webinar

Por Edilma Rodrigues

A editora Linotipo Digital lança o livro “Payments 4.0 – As Forças que estão transformando o mercado brasileiro”, de Edson Luis dos Santos e Luis Filipe Cavalcanti, na próxima segunda-feira (30) às 19h30, em webinar. Na ocasião, os autores, especialistas reconhecidos por desenvolver e conduzir projetos de destaque em algumas das principais empresas do segmento no Brasil e no exterior, discutem as inovações e o crescimento exponencial do setor, juntamente com diretores de marcas que vivem ativamente a ebulição nacional dos meios de pagamentos com a chegada do Pix e outras revoluções.

O evento online, coordenado pela Cantarino Brasileiro e mediado pelo consultor Boanerges Ramos Freire, da Boanerges & Cia, conta com a participação de Fernando Teles e Fernando Pantaleão, ambos da Visa; André Street, da Stone; Fabiano Cruz, da Zoop, e Vlademir Santos, da ACI Worldwide. As inscrições podem ser feitas no endereço: https://bit.ly/webinar-lancamento-payments.

Livro aborda as forças que transformam o mercado de pagamentos 

Em Payments 4.0, Edson Santos e Luis Filipe encaram o desafio de encontrar respostas para perguntas complexas a respeito de como deve evoluir o mercado brasileiro de pagamentos nos próximos anos e quais são os fatores que influenciam a mudança no setor. “O objetivo é apontar direções a respeito de como a indústria pode se preparar e se antecipar aos movimentos do segmento.

Neste sentido, eles abordam profundamente assuntos como a desmaterialização do plástico e a digitalização do cartão, os pagamentos invisíveis, os novos entrantes e as bigtechs, a evolução do comércio, o crescimento das plataformas e ecossistemas, o pagamento instantâneo e a influência das gerações de consumidores no comércio, entre outros”, explicam o autores em nota.

Com prefácio escrito pelo fundador da StoneCo, André Street, e posfácio de autoria de Boanerges Ramos Freire, o conteúdo é trabalhado em 11 capítulos nos quais os autores não só colocam os leitores no mesmo nível de conhecimento sobre o mercado de meios eletrônicos de pagamento, mas também apresentam a complexidade da indústria e os diversos tipos de empresas que oferecem produtos e serviços.

No capítulo três os autores apresentam as seis forças que estão transformando o mercado de cartões de pagamento no Brasil, e apontam a competição atual, os novos concorrentes, a evolução do comércio, o regulador, as novas soluções de tecnologia e o comportamento do consumidor.

A partir deste ponto, cada um desses fatores é analisado em todas as suas minúcias até o capítulo 11, quando a obra oferece uma visão sobre como o comércio e os meios de pagamento devem se apresentar em dez anos.

“Temos fortes indícios de que está ocorrendo algo único na indústria de pagamentos. Muitos dos aspectos que estão moldando o futuro desta indústria são novos. Dessa forma, decidimos elencar e analisar profundamente o conjunto de forças que estão transformando o cenário de pagamentos no Brasil e como a combinação dessas forças tem resultado em um mercado inovador e vibrante, com uma velocidade de transformação jamais presenciada”, afirma Edson Santos.

Luis Filipe acredita que o conteúdo do livro seja uma importante contribuição para o segmento. “Esperamos que as seis forças descritas e os seus efeitos passem a fazer parte da dinâmica de análise do mercado, dos novos negócios e soluções que vivenciaremos na indústria de pagamentos daqui em diante”, assinala.

Os autores

  • EDSON SANTOS é fundador & sócio da Colink Business Consulting, sócio da Confrapar – Investimento em Tecnologia, advisor e investidor Anjo. Atua no mercado de meios eletrônicos de pagamentos desde o ano 2000, é autor do livro Do Escambo à Inclusão Financeira – A Evolução dos Meios de Pagamento (Linotipo Digital, 2014). Atuou como executivo em empresas como First Data, Global Payments Brazil e Redecard S.A. Também atuou como diretor da ABECS – Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços. Administrador de empresas pós-graduado, participou do Programa de Gestão Avançada da Fundação Dom Cabral em parceria com o INSEAD (França). 
  • LUIS FILIPE CAVALCANTI é sócio da Colink Business Consulting, vice-presidente do MIT & MIT Sloan Alumni Brasil, diretor de investimentos do MIT Alumni Angels, advisor e investidor anjo. Atua na área financeira e de pagamentos desde 2001, foi sócio e responsável pela operação da MUXI Tecnologia em Pagamentos S/A, ocupando diversos cargos executivos e fundou a Trends, consultoria especializada em planejamento, gestão e operação de empresas de tecnologia. Foi professor dos cursos de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ e da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro – POLI/UFRJ. Mestre em Administração pelo MIT Sloan School of Management, MBA Executivo pelo COPPEAD/UFRJ, Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ e Bacharel em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Com informações da assessoria de imprensa

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top