Jornada de inclusão financeira na Índia passa pela economia baseada em dados

Jornada de inclusão financeira na Índia passa pela economia baseada em dados

Por Edilma Rodrigues

Em evento online sobre open banking, promovido pela Tata Consultancy Services (TCS), empresa de consultoria de serviços de TI, esta semana, o embaixador da Índia no Brasil, H.E. Suresh Reddy, contou como foi o processo de inclusão financeira e digital em seu país. Segundo Suresh Reddy, ao observar as transformações na Índia, parece que ela estava se preparando para a pandemia. “Construímos uma plataforma digital sólida, com identidade digital que inclui sistema de biometria; promovemos ativamente a inclusão financeira e implementamos uma robusta banda larga em todo o país. Permitindo que milhões de pessoas participassem dela, com inclusão financeira e amplo acesso ao capital e à dignidade.”

O resultado dessa plataforma digital e do programa de inclusão financeira foi impressionante. Mais de 400 milhões de contas bancárias foram abertas. “Essencialmente, uma em cada duas contas bancárias abertas no mundo foi aberta na Índia,” salienta o embaixador.

Ainda segundo ele, em 2011, apenas 30% dos adultos tinham contas bancárias. Hoje, esse percentual é de 80%. Em março do ano passado, 2.07 bilhões de transações passaram pelo sistema digital indiano e a plataforma de pagamentos alcançou mais de 1.3 bilhões de transações.

A construção do ecossistema de open banking no País contou com a participação ativa dos bancos para promover a virtualização dos serviços. “Praticamente todos os bancos da Índia participam desse ecossistema,” conta. Além do suporte do regulador.

Para Suresh Reddy, a economia digital, baseada em dados, é um superpoder e a Índia e o Brasil têm muito em comum. “Nossos desafios são os mesmos. Temos objetivos econômicos e sociais em comum.”

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top