Joaquim Barbosa diz que Brasil precisa de capitalismo social verdadeiro com regras aplicadas a todos

Ao participar do 10º Seminário Internacional da Acrefi ontem, 11/11, em São Paulo, o ex-presidente do Superior Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa, disse que um dos principais problemas do Brasil é o “Patrimonialismo”, que é a confusão entre o público e o privado. Segundo ele, mesmo tendo assinado um documento internacional de iniciativa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) no qual se comprometia a evitar corrupção entre empresas e o governo, na prática o Brasil ainda patina, titubeia e emite sinais contrários a este objetivo.

Barbosa pediu à plateia que se preparasse para um grande constrangimento que deve acontecer quando tiverem início os trabalhos de julgamento pela justiça norte-americana dos envolvidos nos esquemas de corrupção na Petrobras e da Fifa. Segundo ele os brasileiros vão passar por uma verdadeira humilhação.

“A ética do cidadão, a ética nos negócios e a ética no poder público não podem estar separadas. O que faz a ligação entre elas é a transparência. O Brasil precisa de um capitalismo social verdadeiro com regras que garantam a competição justa entre as empresas e proteção aos consumidores,” disse ressaltando que a tolerância à corrupção pode causar danos aos investidores. “A falta de ética pode ser deletéria na formação de preços, encarecendo-os, desde o mais simples aos supérfluos, acrescentou.

Ele lembrou que países como a França e os EUA passaram por processos traumáticos e longos para encontrar modelos institucionais de uma sociedade com direitos iguais para todos. Segundo ele, o Brasil também já avançou se comparado há um passado recente. “As normas básicas do Estado de Direito já são respeitadas. O calendário eleitoral é respeitado, existe alternância de poder e o aparato de justiça funciona. Mas ainda há muito a evoluir”, concluiu.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top