nota5

J.P. Morgan revela que bancos digitais superam os tradicionais na abertura de conta-corrente

Uma pesquisa realizada por analistas do J.P Morgan mostrou que apesar de os grandes bancos tradicionais estarem investindo pesadamente nas plataformas digitais, eles ainda ficam para trás na comparação com os serviços prestados pelos bancos digitais.

O estudo comparou o processo de abertura de conta-corrente por meio digital em dez instituições financeiras brasileiras: sete fintechs e três grandes bancos de varejo. “Percebemos que os bancos que nasceram digitais estão à frente dos bancos de varejo”, escreveram os analistas Domingos Falavina, Yuri Fernandes e Guilherme Grespan no relatório, feito na forma de um diário no qual relataram todos os passos do processo.

Para fazer o levantamento, os analistas do J.P. Morgan testaram o processo de abertura de conta corrente pelo telefone celular. Os bancos digitais testados foram Agibank, BTG Digital, Inter, Neon, Nubank e Original, além do Next, que pertence ao Bradesco. E os tradicionais foram Banco do Brasil, Itaú e Santander.

O relatório concluiu que apesar de todo o investimento que os bancos tradicionais têm feito em tecnologia, nenhuma das instituições pesquisadas  conseguiu oferecer ao potencial cliente uma experiência completamente online no teste para a abertura de conta.

Os bancos digitais mais bem avaliadas pelo teste foram Neon e Original. De acordo com o relatório, nessas fintechs o tempo para registrar o pedido de abertura de conta variou de 5 a 15 minutos, com aprovação em menos de 3 dias. Entre os quesitos avaliados, o Inter figurou como a instituição com mais produtos de crédito, enquanto o Neon foi classificado como o mais “jovem” e com menor tempo de registro. O Original perdeu alguns pontos por cobrar uma tarifa mensal de R$ 9,90, que depois foi isenta.

Na categoria de produtos de investimento, o BTG Digital foi um dos que levaram mais tempo para a abertura da conta. Mas, o layout da plataforma ganhou ponto positivo. O Nubank levou 10 dias para a aprovação do pedido. Por outro lado, a abertura de conta não exigiu nenhum cadastro.

Abertura online – No teste feito pelos analistas do J.P. Morgan, o tempo gasto para abertura de contas nos bancos digitais foi:

» Banco Neon: 5 minutos
» Agibank: 10 minutos
» Banco Original: 10 minutos
» Banco Inter: 15 minutos
» Next: 20 minutos
» BTG Digital: 25 minutos

*Com informações do Correio Braziliense e jornal Valor Econômico

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top