Itaú Unibanco, Natura e Nestlé anunciam parceria em hub de pesquisa e seu primeiro estudo

Três empresas anunciam parceria em hub de pesquisa

Por Edilma Rodrigues

Três das maiores empresas do Brasil em seus segmentos, Itaú Unibanco, Natura e Nestlé, anunciam uma parceria inédita em que dividem um hub de pesquisa, em um modelo pioneiro no mercado que busca otimizar recursos e dar agilidade aos processos de contato com os clientes. Com a parceria, os estudos promovidos na plataforma ganham um olhar holístico para o comportamento dos consumidores.   

Criado em 2016 pelo banco, o Lab nasceu para atender à necessidade das áreas de negócio de obterem resultados de pesquisa em um curto prazo e a um menor custo. Apenas em 2019, foram realizadas mais de mil análises por meio da plataforma para auxiliar no lançamento, em mudanças de produtos e serviços e nas comunicações com os clientes. O uso do sistema reduz em 50% o tempo médio para chegar à conclusão de um estudo e em mais de 80% o custo.  

Segundo a superintendente de planejamento e consumer market insights do Itaú Unibanco, Livia Sarmento Campos, o uso de dados, machine learning, inteligência artificial, entre outras ferramentas, está cada vez mais comum no dia a dia do marketing. Toda a nossa estratégia é muito apoiada nas informações que conseguimos coletar a partir do que identificamos do comportamento e de necessidades dos nossos clientes. Só assim conseguimos entregar de fato o que eles buscam de forma mais assertiva. Nesse contexto, a tecnologia é uma aliada fundamental para o marketing de hoje e o Lab surge como uma ferramenta inédita no segmento de customer insights porque cria um ambiente colaborativo entre marcas e potencializa ainda mais os resultados.

Abertura do Lab para outras empresas expande conhecimentos

Livia comenta ainda que a decisão por abrir a comunidade para outras marcas traz um ganho muito grande de engajamento e troca de experiências. A chegada da Natura e da Nestlé é uma grande conquista porque, com elas, conseguimos aportar conhecimentos que não temos dos setores de cosméticos e de alimentação. Se queremos entender melhor nossos consumidores, precisamos cada vez mais olhar para eles de forma completa, por isso abrir as portas para empresas renomadas como elas é tão enriquecedor.  

Atualmente, o Lab conta com mais de 4 mil clientes cadastrados, e a Nestlé já utilizou a plataforma para realizar alguns estudos. O head de Consumer & Marketing Insights (CMI) da Nestlé, Diego Venturelli, avalia que esse modelo de pesquisas inhouse permite um diálogo muito próximo, constante e ágil com os consumidores, para entender quais são suas necessidades. 

“As pesquisas são verdadeiras conversas, que nos dão o pulso de tendências e perfis de consumo e nos auxiliam a compreender de que forma podemos contribuir, mais assertivamente, para atendê-los. A sinergia com Natura e Itaú é importantíssima para ampliar esses levantamentos e conversas, permitindo um olhar ainda mais aprofundado e completo do mercado e da sociedade brasileira, afirma Venturelli. 

Para a Natura esse formato colaborativo permite à empresa acompanhar o dinamismo do atual contexto, mantendo o pulso constante com seus públicos. De acordo com a head global de Consumer Insights da Natura, Larissa Berbare, a empresa se desafia constantemente a ser ágil a serviço do conhecimento contínuo e integrado sobre as necessidades das pessoas e tensões culturais para alimentar decisões táticas e estratégicas. 

“Essa parceria com Itaú e Nestlé nos dá amplo e rápido acesso a diferentes públicos e perfis atitudinais, trocando aprendizados sobre temas comuns entre as empresas. Além disso, a versatilidade da tecnologia nos permite manter uma forma fluída e interativa de relacionamento com os consumidores e fãs da Natura, conta Larissa.

O grupo lembra que o desenvolvimento dessa plataforma não tem como objetivo concorrer com os grandes institutos de pesquisa. As pesquisas feitas de forma online e off-line são para atender demandas que necessitem de percepções e validações, como o entendimento sobre hábitos e comportamentos. Em casos de maior complexidade, como compreender a proposta de valor de um produto, é necessário recorrer a outras metodologias do universo de pesquisa.  

Os brasileiros e o novo normal   

O primeiro estudo realizado pelas três empresas foi feito nos dias 15 e 16 de outubro, para mapear o comportamento da população digital brasileira em relação à retomada das atividades durante a pandemia e as expectativas com as festas de final de ano.  

Foram 300 entrevistados, entre homens e mulheres, de todas as regiões do país com idade entre 18 e 65 anos. E o resultado mostrou que: 

Isolamento Social 

– 57% declararam estar em isolamento social, saindo apenas para o essencial; 

– 11% já voltaram à rotina normal (social e de trabalho); 

– 63% declararam estar preocupados em relação à diminuição das restrições. Em contrapartida, 50% disseram se sentir esperançosos, o que indica um mix de emoções e sentimentos. 

Impacto na renda e no consumo 

– 62% dos entrevistados tiveram algum impacto negativo na renda durante a pandemia; 

– As categorias que tiveram maior aumento de consumo durante a pandemia foram: produtos de limpeza para casa (54%), produtos de higiene pessoal (37%) e alimentos da cesta básica (36%); 

– Para 18% dos participantes, o ato de presentear ficou mais importante do que nunca nesse momento de pandemia, porém 58% declararam que compraram menos presentes ou nenhum presente nesse período; 

– 25% dos participantes presentearam sem motivo especial e 27% para fazer uma surpresa; 

– 38% dos participantes declararam ter comprado presentes para si mesmos; 

– Os sentimentos mais relacionados ao ato de presentear nesse período foram carinho (59%), gratidão (43,7%) e parabenização (41%). 

Festas de final de ano 

– Para 44% das pessoas, a celebração do Natal será mais simples do que no ano passado; 

– 38% dos participantes pretendem passar as festas de final de ano com menos pessoas do que o ano passado; 

– 22% declararam que não pretendem comprar presentes de Natal nesse ano e 34% pretendem gastar menos do que o ano passado; 

– 57% dos participantes não vão viajar durante as festas de fim de ano; 

– Se tiverem que priorizar o presente, preferem priorizar os filhos (37,3%), companheiros (23,3%) e as mães (20,3%). 

– Esperança (77,3%), gratidão (58%) e amor (55,3%) serão os principais sentimentos compartilhados nesse Natal. 

Com informações da assessoria de imprensa

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