Itaú passa a integrar consórcio internacional R3 para desenvolvimento de tecnologia com base em Blockchain

O Itaú anunciou no início da semana acordo de parceria com o consórcio internacional R3 para o desenvolvimento de soluções a partir de tecnologias compartilhadas de ledger, cuja base é o blockchain, solução por trás do bitcoin e outras criptomoedas. Com isso, o banco brasileiro passa a ser a primeira empresa da América Latina a fazer parte do grupo que reúne mais de 40 das maiores instituições financeiras do mundo para desenvolver aplicações comerciais de última geração para o mercado.

O consórcio conta com a participação de experientes profissionais da indústria financeira e especialistas em blockchain e criptomoedas. Eles colaboram com empresas parceiras do consórcio na pesquisa, experimentação, design e engenharia de produtos para o avanço da tecnologia ledger compartilhada. A colaboração leva em conta particularidades dos sistemas bancários de identidade, privacidade, segurança, escala, interoperabilidade e integração com sistemas legados.

“Entramos para o consórcio R3 para contribuir com o esforço internacional de desenvolvimento e implementação de soluções inovadoras a partir da tecnologia ledger compartilhada”, afirma Márcio Schettini, diretor-geral de Tecnologia e Operações do Itaú. “Estamos certos de que essas inovações trarão benefícios para nossos clientes e ganhos reais de eficiência para o setor como um todo”, completa o executivo.

David Rutter, CEO da R3, relata que tecnologia ledger compartilhada tem potencial para romper barreiras geográficas e unir contrapartes em todo o mundo em uma estrutura financeira mais eficiente, segura e transparente.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top