Lideradas por grupos de monitores pedagógicos da Oficina Primeiro Livro, coordenada pelo professor Luís Junqueira, as crianças que visitam o stand do Itaú durante a 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo estão sendo estimuladas a montarem seus próprios livros, com capa e até a própria foto impressa na contracapa. O evento teve início no dia 26 de agosto e será encerrada no dia 4 de setembro no Pavilhão do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo.
As oficinas acontecem diariamente, a cada 30 minutos, e fornecem inclusive um mini cenário de sessão de autógrafos com mesa e cadeira. O banco montou um stand de 125 metros quadrados, criado pela Agência TUDO, inspirado em três temas que frequentemente aparecem nos desenhos e histórias das crianças: espacial (com naves e astronautas), Idade Média e suspense.
Além da criação dos livros, o espaço oferece contação de histórias e iPads para leitura de publicações no formato Canvas e com uso de óculos Rift. Para manter o espírito protagonista e colaborativo do local, haverá também pontos de interatividade na cenografia, como painéis para desenhar e interações com os objetos cenográficos. “Tudo foi pensado para criar um ambiente que estimule a criatividade das crianças, de forma lúdica e divertida”, afirma Gladys Esher, diretora de criação da Agência TUDO.
Além das atividades voltadas para o público infantil, o stand do Itaú na Bienal do Livro foi palco para o lançamento do livro “O Cabelo da Menina”, de Fernanda Takai, no dia 28 de agosto. A novidade faz parte da coleção Livros na Timeline, publicados no Facebook do banco, exclusivamente para smartphones e que conta mais outras duas histórias dos autores Marcelo Rubens Paiva e Luis Fernando Verissimo.