Itaú e Mastercard lançam ações voltadas às mulheres empreendedoras

| por Ana Carolina Lahr |

A Mastercard lançou essa semana um conjunto de soluções dedicadas a mulheres empreendedoras da América Latina e Caribe. Esta é a primeira vez que as empreendedoras terão acesso a soluções sob medida na América Latina e os produtos são resultado dos insights obtidos a partir de pesquisa realizada com a Kantar, que analisou mais de perto as principais necessidades e ferramentas desejadas pelas empresárias na região.

De acordo com o estudo que motivou o desenvolvimento do pacote de soluções, embora todas as empreendedoras compartilhem demandas comuns, como acesso ao crédito e simplificação da gestão operacional do dia a dia, 88% das empresárias valorizam soluções concretas para áreas específicas, como benefícios de saúde para elas e suas famílias, programas de educação continuada e mentoria. 

Com o lançamento dessas soluções, as empresárias da região da América Latina e do Caribe agora têm acesso a serviços e benefícios personalizados especificamente para atender às suas necessidades. Com esses recursos, a Mastercard espera ajudar as empresárias a enfrentar as barreiras que ainda bloqueiam o desenvolvimento profissional, como acesso limitado a financiamento, falta de redes de apoio e disparidade de gênero nos negócios. Também estamos reforçando nosso compromisso de apoiar o crescimento de pequenas empresas e fortalecer as economias, que começa por fornecer às empresas de todos os tamanhos ferramentas que precisam para prosperar”, afirma Maria Barreiros, vice-presidente de Produtos para Pequenas e Médias Empresas da Mastercard América Latina e Caribe.

O novo pacote dá acesso a programas de treinamento específicos idealizados pela Mastercard e seus parceiros: o INCAE Virtual Accelerator; o Odyssey, destinado às empresárias da Mastercard; o “Todas Conectadas”, plataforma onde elas podem aperfeiçoar suas habilidades digitais; os kits de ferramentas de comércio eletrônico Strive; e a plataforma MicroMentor, onde as empreendedoras podem se conectar com mentores para expandir seus negócios.

O pacote também tem consultoria jurídica, além de um programa de saúde que disponibiliza assistência psicológica, nutricional e médica. Além disso, oferece às empresárias a possibilidade de acesso a financiamento por meio de cartões de crédito empresariais, além de benefícios específicos para empresas por meio do programa Easy Savings, que disponibiliza reembolso de viagens e despesas operacionais por meio de mais de 50.000 estabelecimentos comerciais em todo o mundo, ou descontos em serviços digitais prestados às empresas.

Por fim, como outro benefício muito valorizado, está a segurança, na qual as empresárias e seus funcionários terão seguro contra roubo de celular e acidentes, além de acesso ao Mastercard Trust Center, que tem conteúdo educativo e ferramentas gratuitas para ajudar pequenas e médias empresas a melhorarem sua segurança cibernética.
 

Itaú Mulher Empreendedora 

 

Nascido da parceria entre o Itaú Unibanco e a International Finance Corporation (IFC), membro do Grupo Banco Mundial, o Programa Itaú Mulher Empreendedora (IME) celebra em 2023 dez anos de história e anunciou, essa semana, que vai lançar uma série de ações comemorativas ao longo deste ano, voltadas para o fortalecimento do empreendedorismo feminino. 

O principal foco são as mulheres pretas e pardas do Norte e Nordeste do Brasil. No total serão 500 contempladas, sendo 50 em cada cidade: Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Salvador (BA), Belém (PA), Manaus (AM), São Luis (MA), Goiânia (GO), Vitória (ES), Maceió (AL) e Natal (RN).

Os eventos fazem parte da agenda do Itaú para inclusão financeira de micro e pequenas empreendedoras e para melhoria da gestão financeira de seus negócios — um dos Compromissos de Impacto Positivo assumidos publicamente pelo banco. “Entendemos que, ao apoiar e fomentar o empreendedorismo feminino, estamos não apenas criando oportunidades de geração de renda, emprego e independência financeira para as mulheres — que chefiam 50,8% dos lares no Brasil, segundo o IBGE (*) — mas, também, gerando impacto positivo para o seu entorno e a comunidade”, destaca Luciana Nicola, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Itaú Unibanco. 

 

Entre as ações está a realização do Itaú Mulher Empreendedora Capacita, uma sequência de workshops presenciais em dez capitais, em parceria com a Rede Mulher Empreendedora e a capacitação “Venda Vencedora”, oferecida pelo IME Capacita.

Além das capacitações presenciais, o Itaú Mulher Empreendedora, em parceria com a Rede Mulher Empreendedora, lançou o “Empreenda e Renda”, um programa de capacitação que vai capacitar 30 mil mulheres, dentre as quais 150 serão aceleradas e 115 receberão apoio.

Como forma de sensibilizar seus colaboradores para a temática, neste ano o Itaú lançará também o Imentora Empreendedoras: programa de voluntariado corporativo para que colaboradores possam ser mentores voluntários de empreendedoras. Serão abertas 300 vagas para o segundo semestre.

As ações que celebram os 10 anos do IME envolvem ainda uma parceria com a Preta Comunicação, agência nordestina formada por mulheres pretas de Salvador, com um projeto que vai desenvolver uma vertical de criadoras de conteúdo para divulgar e amplificar as iniciativas de apoio ao empreendedorismo entre mulheres do Norte e Nordeste, tornando estas criadoras selecionadas, embaixadoras do programa Itaú Mulher Empreendedora.

Em 2022, a concessão de crédito pelo banco para pequenas e médias empresas lideradas por mulheres atingiu 15,8 bilhões de reais, representando 23% da carteira de crédito total e um crescimento de 18,8% em comparação com 2021.

 

(Com assessorias de imprensa)

Compartilhe

Notícias relacionadas

TOP 6
Inteligência Artificial pode contribuir em até 5,4% do PIB da América Latina até 2030
Segundo relatório da Allianz Trade número fica atrás dos Estados Unidos e Canadá, que devem...
TOP 6
Valid lança primeiro cartão bancário 100% em braille no Brasil
Os cartões já estão disponíveis para os clientes do Banco do Brasil (BB); equipamento inédito...
TOP 6
Embratel amplia solução de conectividade via satélite para fornecer redundância
Serviço de Banda Larga via satélite proporciona uma camada adicional de backup à rede das...
TOP 6
Banco Central publica próximos passos da regulação de criptoativos
A infraestrutura criada para o Piloto com Tecnologia de Registro Distribuído (DLT) passará a testar...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top