Itaú adquire 35% da corretora Avenue por 493 milhões de reais

Itaú adquire 35% da corretora Avenue por 493 milhões de reais

Por Edilma Rodrigues

O Itaú Unibanco anunciou, na última sexta-feira (08) por meio de Fato Relevante, a compra de 35% do capital social total e votante da Avenue Holding Cayman, com um aporte inicial de R$160 milhões, em uma primeira etapa. E da aquisição secundária de ações, que juntos totalizam aproximadamente 493 milhões de reais. 

Ainda sujeita à aprovação dos órgãos reguladores, o contrato de compra e venda de ações, por meio das subsidiárias do Itaú, prevê a aquisição do controle da Avenue, que detém uma corretora digital de valores mobiliários norte-americana, constituída há quatro anos que permite o acesso de investidores brasileiros ao mercado internacional. E conta atualmente com mais de 229 mil clientes ativos, 492 mil contas habilitadas e, aproximadamente 6,4 bilhões de reais sob custódia. 

A gestão e a condução dos negócios da Avenue vão continuar autônomas em relação ao Itaú Unibanco, que será mais uma das instituições a disponibilizar aos seus clientes os serviços da corretora no exterior.

A nota, assinada pelo diretor de relações com investidores e inteligência de mercado, Renato Lulia Jacob, detalha o negócio: após dois anos da data de fechamento desta primeira etapa, o Itaú Unibanco vai adquirir participação adicional de 15,1%, por um valor a ser determinado a partir de um múltiplo de receita ajustada pré-definido, atingindo o controle com 50,1% do capital total e votante. “Após cinco anos da data de fechamento da primeira etapa, o Itaú Unibanco poderá exercer uma opção de compra para adquirir a participação remanescente detida pelos atuais acionistas da Avenue.”

A instituição explica que operação reforça sua estratégia em estabelecer um ecossistema de investimentos que prioriza a satisfação do cliente e está em linha com iniciativas anunciadas, como a aquisição da Ideal Corretora e o lançamento da plataforma Íon.

Os serviços de intermediação de investimentos da Avenue serão liberados à franquia de distribuição e base de clientes do Itaú Unibanco e vai expandir o acesso ao mercado de investimentos no exterior e à funcionalidade de abertura de conta internacional. Além de prover a diversificação internacional de produtos e serviços e contar com o talento e expertise dos reconhecidos profissionais da Avenue.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Exclusiva
IA generativa mantém Topaz na vanguarda e impulsiona abertura de capital
Em entrevista exclusiva, CEO Jorge Iglesias falou sobre a rápida evolução da tecnologia na empresa...
Exclusiva
Novas normas trazem ESG à contabilidade do ecossistema financeiro
Regulação define critérios para medição de riscos ambientais e sociais nas carteiras de crédito e...
Exclusiva
Instituições financeiras se mobilizam em prol dos afetados por enchente no RS
Confira as ações tomadas até o momento e como contribuir com doações em dinheiro por Ana...
Exclusiva
Fórum para C-levels destaca tendências globais em bancos digitais e banking
Mais de 30 especialistas debaterão temas como embedded finance, IA, tokenização, finanças sustentáveis e neurotecnologia...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top