Itaú adquire 35% da corretora Avenue por 493 milhões de reais

Itaú adquire 35% da corretora Avenue por 493 milhões de reais

Por Edilma Rodrigues

O Itaú Unibanco anunciou, na última sexta-feira (08) por meio de Fato Relevante, a compra de 35% do capital social total e votante da Avenue Holding Cayman, com um aporte inicial de R$160 milhões, em uma primeira etapa. E da aquisição secundária de ações, que juntos totalizam aproximadamente 493 milhões de reais. 

Ainda sujeita à aprovação dos órgãos reguladores, o contrato de compra e venda de ações, por meio das subsidiárias do Itaú, prevê a aquisição do controle da Avenue, que detém uma corretora digital de valores mobiliários norte-americana, constituída há quatro anos que permite o acesso de investidores brasileiros ao mercado internacional. E conta atualmente com mais de 229 mil clientes ativos, 492 mil contas habilitadas e, aproximadamente 6,4 bilhões de reais sob custódia. 

A gestão e a condução dos negócios da Avenue vão continuar autônomas em relação ao Itaú Unibanco, que será mais uma das instituições a disponibilizar aos seus clientes os serviços da corretora no exterior.

A nota, assinada pelo diretor de relações com investidores e inteligência de mercado, Renato Lulia Jacob, detalha o negócio: após dois anos da data de fechamento desta primeira etapa, o Itaú Unibanco vai adquirir participação adicional de 15,1%, por um valor a ser determinado a partir de um múltiplo de receita ajustada pré-definido, atingindo o controle com 50,1% do capital total e votante. “Após cinco anos da data de fechamento da primeira etapa, o Itaú Unibanco poderá exercer uma opção de compra para adquirir a participação remanescente detida pelos atuais acionistas da Avenue.”

A instituição explica que operação reforça sua estratégia em estabelecer um ecossistema de investimentos que prioriza a satisfação do cliente e está em linha com iniciativas anunciadas, como a aquisição da Ideal Corretora e o lançamento da plataforma Íon.

Os serviços de intermediação de investimentos da Avenue serão liberados à franquia de distribuição e base de clientes do Itaú Unibanco e vai expandir o acesso ao mercado de investimentos no exterior e à funcionalidade de abertura de conta internacional. Além de prover a diversificação internacional de produtos e serviços e contar com o talento e expertise dos reconhecidos profissionais da Avenue.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Exclusiva
Prêmio Banking Transformation reforça necessidade de uma agenda ESG transversal
Dados revelam a diversidade na composição dos times envolvidos nos cases inscritos; reflexão é incentivada...
Exclusiva
Com recorde de inscrições, 19º Prêmio Banking Transformation reflete crescimento do setor financeiro
No total, 282 cases concorrem às 20 categorias, um crescimento de 11% em relação à...
Exclusiva
Todo mundo pode ser banco?
Precursores do embedded finance destacam que é possível gerar valor para um negócio com serviços...
Exclusiva
Mapa inédito revela aptidão de diferentes segmentos para inserir produtos financeiros em seus portfólios
Levantamento da Cantarino Brasileiro originou dados detalhados sobre o cross industry financeiro com nove segmentos...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top