4_simplic

Investimentos em micronegócios crescem no 1º semestre

Em meio a um cenário de desafios financeiros, o brasileiro investe em negócios próprios e substitui o emprego formal pelo empreendedorismo. Esta é a conclusão do Mapeamento Simplic do Crédito Online, que levou em conta a análise de mais de 441 mil empréstimos online concedidos no Brasil no primeiro semestre de 2017. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o crescimento de pessoas que utilizaram valores obtidos por meio de crédito online em investimentos próprios cresceu 21,5%, subindo para 52 mil clientes da plataforma, ante os 42,7 mil do 1º S 2016.

O mapeamento sinalizou ainda uma mudança no perfil do usuário que contrai créditos pela internet no Brasil. De janeiro a junho de 2017, houve redução de 6% no número de pessoas com carteira de trabalho formal que contrataram empréstimos, enquanto, por outro lado, aumentou 5% o volume de clientes que se intitulavam “empreendedores.”

“Até o mês de maio, havia no País 33,3 milhões de trabalhadores com carteira assinada, o que representa o menor contingente desde 2012. Tendo em vista este cenário, o crédito online tem assumido de maneira gradual um papel importante como capital inicial para que o brasileiro empreenda nos mais diferentes formatos, seja para obter sua renda completa ou para complementá-la”, explica o gerente de marketing da Simplic, Bruno Borges.

Empreendedorismo por região

A região sudeste foi responsável por 47,8% dos empréstimos online solicitados com o objetivo de empreender, somando mais de 24,8 mil pedidos. Em seguida, aparece o nordeste, com 26,5%, norte (9%), sul (8,3%) e centro-oeste (8,1%).

No ranking por estados, São Paulo liderou somando mais de 14 mil pedidos de crédito concedidos, seguido do Rio de Janeiro, que teve 6,1 mil solicitações direcionadas para novos negócios.

Posição Estado Solicitações Porcentagem
1 São Paulo 14.018 27%
2 Rio de Janeiro 6.105 11,7%
3 Bahia 3.803 7,3%
4 Ceará 2.619 5%
5 Pernambuco 2.175 4,1%
6 Paraná 1.871 3,6%
7 Goiás 1.839 3,5%
8 Pará 1.833 3,5%
9 Amazonas 1.519 2,9%
10 Rio Grande do Sul 1.383 2,6%

O microempreendedor que tem utilizado crédito online como meio de alavancar o seu negócio é composto por 52,4% de homens e 48% de mulheres, sendo que 58,6% possuem ensino médio completo e 17,6%, nível superior.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top