Após ouvir 100 líderes empresariais e executivos de tecnologia de 75 instituições financeiras em todo o mundo, a Infosys Finacle, anunciou terça-feira (21) que o investimento médio em projetos de Blockchain por parte dos bancos em 2017 deverá ser de cerca de US$ 1 milhão. A informação faz parte do estudo Tecnologia Blockchain: Do hype à realidade.
De acordo com a pesquisa, apenas 4% dos entrevistados planejam gastar mais de US$ 10 milhões em seus projetos com a tecnologia. Tanto este montante de recursos como as decisões a respeito de mais da metade das iniciativas em andamento estarão sob a responsabilidade dos diretores de Tecnologia ou diretores de Inovação das instituições.
O trabalho revelou ainda que a maioria dos profissionais de serviços financeiros (mais de 80%) espera ver a adoção comercial da tecnologia Blockchain até 2020, com quase metade das organizações nas quais trabalham já investindo ou planejando investir durante 2017. Metade dos bancos ouvidos também está trabalhando com startups ou fintechs para ampliar o domínio e uso da tecnologia. E 30% optaram pelo modelo do consórcio.
O tipo preferido de aplicação para 69% dos bancos é o que se baseia em uma cadeia privada, na qual as permissões de acesso são rigorosamente controladas com direitos de modificação ou leitura restrita a apenas alguns usuários. Um quinto está adotando, ou planeja adotar, cadeias híbridas ou \’consórcios\’ onde o processo de consenso é controlado por um conjunto de nós pré-selecionados. Apenas 10% dos inquiridos preferem uma cadeia pública ou completamente descentralizada, onde qualquer pessoa pode aderir ao processo de consenso.
O estudo também revelou que os cinco principais casos de uso esperados são pagamentos Cross Border, gerenciamento de identidade digital, compensação e liquidação, processo de carta de crédito e empréstimos concedidos por consórcios bancários.