Inter Asset, AMERRA e Oriz se unem para viabilizar investimentos no agro

Parceria foi inaugurada com um fundo de investimento nas cadeias produtivas agroindustriais, Fiagr

Na semana passada, a Inter Asset, gestora de recursos do Inter, a AMERRA Capital Management, gestora norte-americana, e a Oriz Partners, gestora de patrimônio, anunciaram que decidiram unir suas diferentes expertises para viabilizar produtos financeiros do mercado de agronegócios. A parceria foi inaugurada com um fundo de investimento nas cadeias produtivas agroindustriais, Fiagro, que acaba de captar 55 milhões de reais em um IPO.
Com a parceria, as empresas planejam estruturar veículos de diferentes perfis, para os segmentos de varejo e institucional, por meio de fundos listados, condominiais e fechados. “O potencial econômico desse segmento e a recente regulamentação da CVM dos fundos de investimento nas cadeias produtivas agroindustriais, Fiagro, nos incentivaram a buscar um parceiro que conhecesse esse segmento com profundidade”, afirma Daniel Castro, CEO da Inter Asset.
Na parceria, a AMERRA atua como consultora na originação, estruturação de ativos, e gestão de risco. “Investimos no relacionamento de longo prazo e na análise profunda das empresas desse mercado, sempre estabelecendo parcerias. Isso nos possibilita, por exemplo, customizar o capital de acordo com as demandas da empresa e as de nossos investidores, muitas vezes por meio de operações não disponíveis no mercado”, afirma Pedro Kessler, diretor-executivo da empresa.
Com longo track record financeiro e operacional no segmento, a AMERRA acumula 5,7 bilhões de dólares em investimentos já realizados desde 2009, 1,9 bilhões desses investimentos foram alocados no Brasil, 33% do total. No entanto, até então, a captação é concentrada nos EUA. “Não temos a estrutura administrativa para captar no Brasil, por isso não acessávamos os investidores brasileiros. Essa parceria complementa essa ponta. Juntos, poderemos estruturar ativos para o mercado brasileiro”, comenta Pedro.
A Oriz, por sua vez, tem forte atuação em produtos sofisticados. “Gerimos veículos de confiança, que recebem investimentos inclusive dos próprios sócios, o que reforça a relação de credibilidade que conquistamos com investidores de alta renda”, afirma Rafael Prudente, sócio-diretor responsável por ofertas públicas na Oriz Partners.

Fiagro

Da categoria Fiagro-FII, o recém-inaugurado fundo “Inter Amerra – Fiagro – Imobiliário” é fechado, e portanto a negociação de cotas acontece apenas no mercado secundário. Nele, a Inter Asset atua como gestora do produto, a AMERRA como consultora e a Oriz participou como coordenador.
A previsão é que invista na aquisição de propriedades rurais e em títulos de dívida emitidos por empresas e produtores do agronegócio, como Certificados de Recebíveis do Agronegócios (CRA), Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), Letras de Crédito Imobiliário lastreadas em créditos das cadeias produtivas agroindustriais (LCI). Os rendimentos contam com isenção de imposto de renda para pessoas físicas, e são distribuídos mensalmente aos cotistas.
A carteira é alocada de forma diversificada. “Em termos de setores, há investimentos em grãos (soja, milho, algodão), açúcar e etanol, em frutas, vegetais, entre outros”, afirma o diretor-executivo da AMERRA. “E em cada complexo, existem as verticais – fornecedores de insumos, produtores e processadores de produtos agropecuários, trading, serviços de armazenagem e logística, dentre outros – que também são diversas. A limitação de exposição do portfólio é de 10% em cada emissor”, complementa.

Compartilhe

Notícias relacionadas

TOP 6
Inteligência Artificial pode contribuir em até 5,4% do PIB da América Latina até 2030
Segundo relatório da Allianz Trade número fica atrás dos Estados Unidos e Canadá, que devem...
TOP 6
Valid lança primeiro cartão bancário 100% em braille no Brasil
Os cartões já estão disponíveis para os clientes do Banco do Brasil (BB); equipamento inédito...
TOP 6
Embratel amplia solução de conectividade via satélite para fornecer redundância
Serviço de Banda Larga via satélite proporciona uma camada adicional de backup à rede das...
TOP 6
Banco Central publica próximos passos da regulação de criptoativos
A infraestrutura criada para o Piloto com Tecnologia de Registro Distribuído (DLT) passará a testar...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top