Tecnologias como chat e machine learning já vêm sendo amplamente utilizadas pelas instituições financeiras para melhorar a experiência dos usuários.
No máximo em três anos, a previsão é que 80% da jornada dos clientes com as empresas será digital e automatizada, e somente 20% deve chegar ao atendimento humano, independentemente do canal de comunicação escolhido pelo cliente – uma jornada única para cada tipo de cliente.
O setor financeiro não restringe o uso dos canais digitais à solução de problemas. A inteligência artificial está cada vez mais presente na relação das organizações com os seus consumidores e caminha para o estabelecimento de uma experiência completa.
O debate sobre a utilização de IA no mundo ainda é incipinete e o desenvolvimento da tecnologia encontra-se em estágio inicial, mas seus impactos já estão sendo equiparados à Revolução Industrial. Mesmo com os avanços significativos, a amplitude dos riscos já se mostram bem preocupantes.
Para discutir essas e outras vertentes, a Cantarino Brasileiro produziu um Informativo CB especial sobre o tema (baixe aqui) e promoverá no próximo dia 25/11 um webinar ao vivo com especialistas no assunto.
Inscreva-se aqui.
Insights Ed. 8
– Boa experiência é chave para aproximar os clientes no novo cenário financeiro
– Processos, ferramentas e equipes são determinantes para guiar experiência do cliente
– Fintechs investem em UX e inspiram bancos tradicionais
– Análise de dados é essencial para proporcionar ótimas experiências
– Omnicanalidade é tendência mas ainda carece de atenção
– Internet Banking gera desafios no UX
– Nível de segurança é inversamente proporcional à fluidez
– Inteligência Artificial já gera impactos no relacionamento
– O uso de IA para um relacionamento cada vez mais personalizado e resolutivo