Crédito: Alceu Meinen, superintendente de Relacionamento e IA do Sicredi

Inteligência artificial: eficiência e foco no associado

por Alceu Meinen, superintendente de Relacionamento e IA do Sicredi
A utilização da inteligência artificial (IA) no Sicredi iniciou em 2017, com a implantação do Theo, nosso chatbot criado para sanar dúvidas dos colaboradores e para tratar de demandas internas. A implantação da ferramenta de IA para os colaboradores e, posteriormente, para os associados, tinha dois objetivos principais: eficiência e aumento de negócios. Até o final de 2022, os produtos e serviços com o uso de IA no Sicredi foram utilizados para resolver questões relacionadas a crédito, recuperação de crédito, cartões, consórcios, entre outros serviços.
Com o surgimento da IA generativa e o lançamento do ChatGPT, expandimos nosso uso das tecnologias. Implementamos o TheoGPT (BingChat), ferramenta lançada para nossos colaboradores em um ambiente totalmente seguro que, além desse fator, provou ser muito eficaz na facilitação de atividades diárias, reduzindo o tempo para buscas de informações em cerca de 30%. 
Além disso, implementamos as ferramentas Office Copilot e Copilot para geração de código no desenvolvimento de software e para automações de processos em áreas como o Jurídico para tratar os ofícios. O objetivo foi substituir procedimentos manuais, melhorando a experiência dos colaboradores.
Quando abrangemos o atendimento ao colaborador e a nossos associados, estimulamos a eficiência na busca de informações por meio da IA generativa, em bases de conhecimentos de produtos e serviços. A funcionalidade foi treinada para o atendimento de cartões, consórcios e seguros, por exemplo, e aumentou o índice de resolução em 12% a 15%. 
Olhando para o futuro, nossos planos incluem integrar a IA generativa em vários processos. A IA não substitui o atendimento próximo e humano, tão característico do Sicredi desde sua origem, há mais de 120 anos. Ela nos torna mais eficientes e possibilita um atendimento cada vez mais personalizado a nossos associados, tanto no ambiente físico quanto no digital.

Esse artigo foi publicado na 19ª edição do Anuário Brasileiro de Bancos. Acompanhe as principais tendências e movimentos do ecossistema financeiro no último ano.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Exclusiva
Transformação sustentável: o papel das instituições financeiras na transição
Enquanto os riscos da crise climática colocam a população e a economia em alerta, o...
CANTAnews
Low-code revoluciona aplicações no setor financeiro
Carlos Sapateiro, Country Leader da OutSystemsAs instituições financeiras examinam frequentemente seus negócios avaliando cenários para...
CANTAnews
Seis tendências tecnológicas para o setor financeiro
por Wagner Martin, VP de negócios da Veritran no BrasilEm um cenário marcado pelos avanços...
CANTAnews
A eficiência em terceirizar agências e serviços bancários
por Tiago Aguiar, superintendente executivo de Produtos, Novos Negócios e Marketing da TecBanNa rota da...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top