marcelovianello_nec

Inteligência artificial e biometria no mundo de finanças

Por Marcelo Vianello*

Inteligência artificial até pouco tempo atrás era assunto de ficção científica e com pouca usabilidade no mundo real, mas hoje a realidade mudou drasticamente. Desde as populares aplicações de IA generativa que vêm ganhando espaço e atraindo olhares até sistemas de análise prescritiva que ajudam decisores a ter mais agilidade e precisão em suas ações, a IA veio para ficar. Com o setor financeiro, especialmente no tocante à segurança trazida pela biometria, isso não poderia ser diferente.

Segundo a Deloitte, 86% das empresas pesquisadas no setor financeiro afirmam que a IA será de enorme importância para seus negócios nos próximos dois anos; similarmente, a Economist Intelligence Unit apontou que 77% dos entrevistados acreditam que adotar todo o poder da IA será decisivo para o sucesso dos bancos. De fato, com regulações e normas cada vez mais duras e penalidades que podem chegar aos bilhões de dólares já sendo aplicadas, a capacidade de evitar fraudes, identificar problemas e proteger dados e usuários se torna decisiva para o sucesso da empresa.

Neste sentido, a tecnologia entra como um poderoso aliado que torna sistemas de autenticação, biometria, monitoramento, contenção e remediação de incidentes muito mais efetivos, ágeis e confiáveis. Isso reduz diretamente a chance de vazamento de dados, de invasão de contas e de outros crimes digitais que podem prejudicar de forma devastadora os bancos, tornando sua atividade muito mais segura e sustentável neste novo cenário de intensa digitalização. Analogamente, isso aumenta o grau de confiabilidade das empresas do setor perante o mercado, stakeholders e clientes, fortalecendo sua imagem e ajudando a construir uma base de consumidores e leais.

Em adição, os benefícios em termos de usabilidade, interface, pontuação de clientes, análise de riscos e investimentos, entre tantos outros, podem ajudar a tornar a experiência de usuário melhor, mais imersiva e mais personalizada; naturalmente, isso será crítico para manter as empresas deste mercado crescendo fortemente.

Assim, fica nítida a importância da adoção desta tecnologia e de suas aplicações no futuro próximo. Seja por motivos de UX, seja pela capacidade de personalização, seja pela cada vez mais importante questão da segurança, é indiscutível que a IA está diretamente ligada ao sucesso e ao futuro das empresas financeiras de todos os perfis e tamanhos.

* Marcelo Vianello é Head de Negócios para Bancos da NEC

Compartilhe

Notícias relacionadas

Ponto de vista
O que esperar para o mercado de meios de pagamento em 2024?
O que esperar para o mercado de meios de pagamento em 2024?A dinâmica dos meios...
Ponto de vista
Micro-segmentação e zero trust na dispersão do perímetro
Foi-se o tempo em que a vida dos gestores de TI era focada em garantir...
Ponto de vista
7COMm: 37 anos impulsionando transformações nos negócios
Em novembro, a 7COMm celebrou 37 anos de inovação e excelência no mercado. Durante essa...
Ponto de vista
A Revolução das Fintechs no Mercado de Energia
por Daniel Orlean*À medida que as transações digitais tomam espaço na sociedade, as fintechs emergem...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top