pix

Instituições testam as funcionalidades mais importantes do PIX e simulam pagamentos instantâneos

Por Edilma Rodrigues

O Banco Central iniciou novos testes na infraestrutura tecnológica de liquidação do PIX, pagamento instantâneo do Brasil. Nesta fase, instituições financeiras e de pagamento participam de forma voluntária e podem transferir recursos fictícios e verificar os fluxos de transações entre participantes diretos e entre participantes indiretos e os cenários de insucesso nesse processo de liquidação. “É por meio desses cenários que os participantes avaliam se transações corretas são concluídas e se transações deliberadamente feitas para darem errado retornam a mensagem de erro,” explica nota do BC.

O regulador explica que esses testes representam a implantação das funcionalidades mais importantes do sistema centralizado de liquidação do PIX, bem como das infraestruturas tecnológicas necessárias ao funcionamento do serviço, que será lançado em novembro de 2020. Todos os dados utilizados no experimento são fictícios. 

Segundo a assessora no BC, Lílian Holmes, o primeiro teste avaliou o cadastro de informações dos participantes e a conexão dos seus sistemas com o sistema do BC. “Agora damos um passo a mais, que é o de experimentar a simulação da liquidação efetiva de um PIX, utilizando a conexão do primeiro teste e dados fictícios de clientes e saldos para as transações.”

Todas as instituições que forem participar do PIX, de forma obrigatória ou opcional, podem fazer os testes, que estão disponíveis em um ambiente de homologação. Elas precisam apenas definir entre si se, na simulação, vão atuar como pagador ou recebedor

O próximo passo é fazer testes obrigatórios para as instituições participantes, previsto para junho. Até 18 de maio, está disponível consulta pública que aceita sugestões sobre o funcionamento do PIX. 

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top