Bancos legados têm de se esforçar muito se quiserem sobreviver mais um século como grandes presenças no mundo do banco digital
Novos bancos europeus como Monzo e N26 expandem suas operações para novos mercados e um número crescente de outros players financeiros lançam suítes de produtos e serviços projetados para atrair clientes de instituições financeiras (FIs, do inglês financial institutions) tradicionais. Isso tem levado bancos tradicionais a olhar mais de perto seus próprios produtos e estratégias, muitos deles tendo que enfrentar o desafio.
No mais recente Digital Banking Tracker, a PYMNTS examina como os bancos tradicionais estão se aproximando da inovação em meio à crescente tendência dos novos bancos concorrentes e de startups de tecnologia financeira menores, além de como abordam a autenticação e a segurança, uma vez que os clientes continuam a exigir mais conveniência e velocidade.
Bancos digitais pelo mundo
Bancos novos e antigos se empenham em lançar novos produtos com o objetivo de manter os clientes longe de seus concorrentes.
O neobank britânico Monzo está entre os que ingressam em novos segmentos de produtos após seu recente lançamento nos Estados Unidos, anunciando a aliança com os parceiros da AXA para fornecer seguro viagem a seus usuários. Isso representa um esforço do Monzo para se diferenciar na multidão, à medida em que procura expandir sua base.
Os bancos legados também buscam por qualquer vantagem competitiva que possam encontrar, com bancos como o Commonwealth Bank of Australia (CBA) que redesenha completamente seu aplicativo móvel. A instituição utiliza tecnologias como aprendizado de máquina e análise avançada de dados para garantir que seu novo aplicativo leve a maior personalização e velocidade possível aos seus clientes.
Os bancos digitais estão em ascensão em todo o mundo, com regiões como Taiwan que seguem o exemplo de Singapura e instituem o licenciamento para bancos digitais. Os reguladores acabaram de emitir suas três primeiras licenças para várias FIs na região, o que contribuirá para a disseminação global dos serviços bancários online.
Como neobanks criam oportunidades importantes para players tradicionais
Os bancos tradicionais têm a incumbência de abordar a inovação de uma nova maneira, à medida que os novos bancos inovadores aumentam sua participação no mercado e sua popularidade junto aos clientes. Os novos competidores dão às instituições tradicionais o impulso de inovação necessário, além de mais oportunidades de engajar clientes, afirma o chefe de serviços bancários digitais do KeyBank, diz Jamie Warder.
Mergulho profundo: como bancos tradicionais nos EUA competem com as novas instituições
Considerando que 76% dos usuários dos Estados Unidos não pensariam em abrir contas em uma instituição financeira que não ofereça serviços móveis, os bancos tradicionais trabalham para se livrar das infraestruturas mais antigas e adotar tecnologias mais modernas para não ficarem para trás. Os bancos legados também se apoiam muito na influência das suas marcas, tanto online quanto nas agências, à medida em que mais fintechs e novos bancos entram no espaço dos bancos digitais e recorrem a clientes com sólido conhecimento em tecnologia.
Discussões sobre o assunto no Brasil
A transformação digital mudou o mercado financeiro. Fintechs e bancos digitais propõem novos modelos de negócio e otimizam a experiência dos usuários. Para conhecer as mais novas tecnologias, oportunidades de negócio, cases de sucesso e ampliar o relacionamento, o Fintech View deste ano discute temas relevantes como a evolução das fintechs e os principais hubs no Brasil e no mundo; open banking e fintechs: sinergia e cooperação; fintechs: soluções de inclusão no sistema financeiro, cases de sucesso, entre outros.
O Fintech View, organizado pela Cantarino Brasileiro em parceria com o FintechLab, acontece em 08 de outubro, no Cinesala: R. Fradique Coutinho, 361 – Pinheiros, São Paulo – SP. Para mais informações e inscrição no Fintech View: http://fintechview.com.br/
Sobre o Tracker:
O Digital Banking Tracker, uma colaboração da Feedzai, traz as últimas notícias, pesquisas e comentários de especialistas em fintechs e na área de clientes bancários. Também inclui um diretório de provedores que apresenta as classificações de mais de 250 empresas que atendem ou capacitam o setor bancário digital. A pesquisa completa está disponível em: https://www.pymnts.com/study/which-apps-do-they-want/
Fonte: PYMNTS.com
Tradução e adaptação: Edilma Rodrigues