Instituições financeiras usam IA para enfrentar novos competidores bancários

Bancos legados têm de se esforçar muito se quiserem sobreviver mais um século como grandes presenças no mundo do banco digital

Novos bancos europeus como Monzo e N26 expandem suas operações para novos mercados e um número crescente de outros players financeiros lançam suítes de produtos e serviços projetados para atrair clientes de instituições financeiras (FIs, do inglês financial institutions) tradicionais. Isso tem levado bancos tradicionais a olhar mais de perto seus próprios produtos e estratégias, muitos deles tendo que enfrentar o desafio.

No mais recente Digital Banking Tracker, a PYMNTS examina como os bancos tradicionais estão se aproximando da inovação em meio à crescente tendência dos novos bancos concorrentes e de startups de tecnologia financeira menores, além de como abordam a autenticação e a segurança, uma vez que os clientes continuam a exigir mais conveniência e velocidade.

Bancos digitais pelo mundo 

Bancos novos e antigos se empenham em lançar novos produtos com o objetivo de manter os clientes longe de seus concorrentes.

O neobank britânico Monzo está entre os que ingressam em novos segmentos de produtos após seu recente lançamento nos Estados Unidos, anunciando a aliança com os parceiros da AXA para fornecer seguro viagem a seus usuários. Isso representa um esforço do Monzo para se diferenciar na multidão, à medida em que procura expandir sua base.

Os bancos legados também buscam por qualquer vantagem competitiva que possam encontrar, com bancos como o Commonwealth Bank of Australia (CBA) que redesenha completamente seu aplicativo móvel. A instituição utiliza tecnologias como aprendizado de máquina e análise avançada de dados para garantir que seu novo aplicativo leve a maior personalização e velocidade possível aos seus clientes.

Os bancos digitais estão em ascensão em todo o mundo, com regiões como Taiwan que seguem o exemplo de Singapura e instituem o licenciamento para bancos digitais. Os reguladores acabaram de emitir suas três primeiras licenças para várias FIs na região, o que contribuirá para a disseminação global dos serviços bancários online.

Como neobanks criam oportunidades importantes para players tradicionais

Os bancos tradicionais têm a incumbência de abordar a inovação de uma nova maneira, à medida que os novos bancos inovadores aumentam sua participação no mercado e sua popularidade junto aos clientes. Os novos competidores dão às instituições tradicionais o impulso de inovação necessário, além de mais oportunidades de engajar clientes, afirma o chefe de serviços bancários digitais do KeyBank, diz Jamie Warder.

width=785

Mergulho profundo: como bancos tradicionais nos EUA competem com as novas instituições

Considerando que 76% dos usuários dos Estados Unidos não pensariam em abrir contas em uma instituição financeira que não ofereça serviços móveis, os bancos tradicionais trabalham para se livrar das infraestruturas mais antigas e adotar tecnologias mais modernas para não ficarem para trás. Os bancos legados também se apoiam muito na influência das suas marcas, tanto online quanto nas agências, à medida em que mais fintechs e novos bancos entram no espaço dos bancos digitais e recorrem a clientes com sólido conhecimento em tecnologia. 

Discussões sobre o assunto no Brasil

A transformação digital mudou o mercado financeiro. Fintechs e bancos digitais propõem novos modelos de negócio e otimizam a experiência dos usuários. Para conhecer as mais novas tecnologias, oportunidades de negócio, cases de sucesso e ampliar o relacionamento, o Fintech View deste ano discute temas relevantes como a evolução das fintechs e os principais hubs no Brasil e no mundo; open banking e fintechs: sinergia e cooperação; fintechs: soluções de inclusão no sistema financeiro, cases de sucesso, entre outros. 

O Fintech View, organizado pela Cantarino Brasileiro em parceria com o FintechLab, acontece em 08 de outubro, no Cinesala: R. Fradique Coutinho, 361 – Pinheiros, São Paulo – SP. Para mais informações e inscrição no Fintech View: http://fintechview.com.br/

Sobre o Tracker:

O Digital Banking Tracker, uma colaboração da Feedzai, traz as últimas notícias, pesquisas e comentários de especialistas em fintechs e na área de clientes bancários. Também inclui um diretório de provedores que apresenta as classificações de mais de 250 empresas que atendem ou capacitam o setor bancário digital. A pesquisa completa está disponível em: https://www.pymnts.com/study/which-apps-do-they-want/

Fonte: PYMNTS.com 

Tradução e adaptação: Edilma Rodrigues

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top