Principais Golpes
Categorias mais visadas
Perfil das vítimas
A maioria dos brasileiros que caíram em fraudes é de homens (73%), contra 27% de mulheres. Do total das vítimas, 71% têm até 31 anos.
A região Sudeste é a que mais teve fraudes relacionadas a bens de consumo nos primeiros nove meses do ano. O estado de São Paulo lidera com 41%; seguido por Rio de Janeiro, 15%; e Minas Gerais, 8%. A região Sul vem em segundo, com 11%: Paraná (6%), Rio Grande do Sul (3%) e Santa Catarina (2%)
O Brasil é o segundo país com mais crimes digitais, atrás apenas do México, e as fraudes são um problema comum do mercado eletrônico brasileiro. Mesmo com os investimentos realizados pelas plataformas para um ambiente mais seguro, a educação digital é essencial, por isso, o mote da campanha deste ano é: Guardiões da Segurança.
Prevenção
“Segurança e transparência, aliadas aos investimentos em tecnologia e processos preventivos, são pilares fundamentais para nós. Acreditamos que para ganhar a confiança do cliente, todo o ecossistema precisa funcionar, e a união das marcas vem para reforçar o compromisso com a sociedade. Estamos constantemente em busca de aprimorar a nossa segurança, com times compartilhados com o Itaú, focados em proteger os sistemas e os dados dos nossos usuários” afirma Eduardo Assais, CTO do icarros Itaú.
Perfil do fraudador
Campanha Febraban
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e os bancos associados realizaram até o dia 27 a Semana da Segurança Digital, que tem o objetivo de promover a conscientização da sociedade para uso dos canais digitais de forma segura. Na ocasião foi lançada também a terceira edição da campanha de prevenção a fraudes “Pare e Pense: Pode ser Golpe”, que trará informações e dicas para que clientes bancários se protejam de golpes aplicados por criminosos. A realização da campanha prevê a atuação de parceiros importantes como Polícia Federal, Banco Central e Procons.
(Fonte: Assessorias de imprensa)