nota5

Instituições financeiras e telecom são campeões digitais, aponta pesquisa

Por Edilma Rodrigues

Companhias do setor financeiro e de telecomunicações estão mais avançadas tecnologicamente no processo de transformação digital. Mais de 25% das empresas dessas verticais receberam alta pontuação no Índice de Aceleração Digital – IAD – e foram classificadas como campeões digitais”. A constatação é do estudo How Digital Champions Invest – ou Como Investem os Campeões Digitais, em português –, realizado pelo Boston Consulting Group (BCG) na Ásia, na Europa e nos Estados Unidos que avaliou o IAD em nove segmentos da indústria.

O levantamento, que entrevistou executivos de mais de 1,8 mil empresas, identificou três impulsionadores que têm acelerado a disrupção digital desses mercados. Os líderes empregam maior fatia das despesas operacionais (OPEX, em inglês) em tecnologia. Paralelamente, implementam vários projetos piloto que lhes permitem observar antecipadamente os benefícios das soluções digitais e orientar suas estratégias com base nessas informações. E seus funcionários passam mais tempo dedicados à tecnologia.

Foram constatadas também três metas em comum entre os campeões digitais: tecnologia de alta performance, qualificação & ampliação de seus talentos e aprimoramento estratégico a partir do uso da inteligência artificial.

No outro extremo estão empresas dos setores de Energia e Público. Mais de 40% delas tiveram pontuação baixa no IAD e, com isso, foram incluídas no grupo dos atrasados digitais”. Na faixa intermediária, estão, em ordem decrescente, os setores de Tecnologia, Automotivo, Transformação, Seguros e Consumo & Varejo. 

O IAD é uma metodologia criada pelo BCG que avalia o nível de maturação tecnológica de uma companhia. Seu cálculo considera fatores como a presença do digital na orientação da estratégia de negócios da empresa, a digitalização da atividade principal, o desenvolvimento de novas ferramentas e os facilitadores para a sua implantação.

A íntegra do estudo está disponível em: https://www.bcg.com/publications/2019/how-digital-champions-invest.aspx 

Com informações da assessoria de imprensa

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top