Insights | Retrospectiva CB 2022

Em 2022, a Cantarino Brasileiro estreou o formato de trilhas temáticas e uma agenda intensa de publicações e eventos como nunca vividos na nossa empresa. Fortalecemos o mercado e aumentamos o nosso network com informações de qualidade e dados primários provenientes de pesquisas. Foram: 

  • 10 trilhas temáticas = 8 trilhas multisponsor + 2 trilhas exclusivas
  • 11 webinars
  • 15 eventos presenciais
  • 7 pesquisas
  • 42 newsletters
  • 9 Informativos CB
  • 1 Anuário Brasileiro de Bancos
  • 1 Premiação

Nesta edição do Insights CB você acompanha uma retrospectiva com as ações mais marcantes do ano!

Fevereiro: superendividamento e o mercado de crédito 

O superendividamento, tema inédito por aqui, trouxe à tona nossa missão de contribuir com a inclusão financeira do cidadão brasileiro. Além de detalhar a Lei do Superendividamento em vigor desde julho de 2021, no Informativo CB e no Webinar, foram fomentadas discussões sobre as alternativas para tornar a relação do cidadão endividado com as empresas  mais saudável e construtiva. Uma das constatações foi de que o uso da tecnologia e as práticas de bom relacionamento com o consumidor, ou seja, práticas de customer experience (CX), são essenciais, seja para aumentar a educação financeira dos clientes, sua autonomia ou seu acesso ao crédito responsável. 

Março e abril: consumidor em foco

No mês do consumidor, lançamos a trilha Customer Experience, com a publicação do Informativo CB | Personalizando a Experiência do Cliente, que ajudou os leitores a entenderem suas próprias necessidades e ampliou a discussão em termos conceituais, levando reflexões sobre as práticas atuais e projetando um olhar para novas abordagens possíveis. A trilha contou com um evento virtual de dois dias no mês de abril, e somou 22 convidados que falaram, dentre outras coisas, sobre o atendimento na era da hiper-personalização, o desafio do grande volume de usuários, jornadas de atração e retenção de clientes, dentre outras abordagens.

Maio e junho: Bancos, Telcos & Utilities

Nos últimos dias de maio foi dada a largada para a Trilha Bancos, Telcos & Utilities. Realizado em parceria com o Portal IPNews, o evento híbrido contou com um dia de encontro presencial e um dia de encontro virtual e foi considerado o primeiro do país a conectar os players do mundo das finanças tradicionais e das operadoras de telcos e utilities para falar sobre as novas oportunidades desse mercado. Um dos temas em destaque no fórum foi o papel da tecnologia no cenário open finance. Um resumo dos principais painéis e palestras foi publicado no Informativo CB | Bancos, Telcos & Utilities.

Junho a novembro: Blockchain o ano todo

No meio do ano, a Cantarino Brasileiro estreou um projeto com o canal de notícias Blocknews, o Webinar Blockchain Finance Brazil. Pioneiro na abordagem da tecnologia e na abordagem das temáticas que ainda geram dúvidas deste universo, o evento virtual ganhou força ao longo do ano, e finalizou 2022 com o balanço de um Informativo e três webinars: o primeiro episódio, realizado em junho, falou sobre as novas exchanges brasileiras; o segundo episódio aconteceu em agosto, e falou sobre fundos de venture capital e plataformas de crowdfunding; finalmente, o terceiro episódio, em novembro, falou sobre os tokens no mercado financeiro.

Julho: ABB

A 17ª edição do Anuário Brasileiro de Bancos – ABB, a mais tradicional publicação da Cantarino Brasileiro, foi pautada nas tendências deste ano, trazendo matérias sobre: o metaverso e as instituições financeiras; a blockchain e as criptomoedas; o BaaS e a adaptação dos bancos tradicionais frente à revolução dos bancos digitais. Também trouxemos atualização do perfil do cliente de bancos no Brasil ante dados coletados em pesquisas inéditas ,entrevistas exclusivas com executivos que conduzem as mudanças no mercado financeiro e depoimentos de formadores de opinião do setor sobre os principais temas tratados. Como de costume, o leitor também acompanhou o balanço de 2021 de mais de 100 bancos no país. Se você ainda não viu, baixe aqui a publicação!

Agosto: o ponto alto dos bancos digitais

A Cantarino Brasileiro foi uma das primeiras empresas a consolidar a tendência dos bancos digitais por meio de pesquisas. Desde então, temos acompanhado e mapeado a evolução dos bancos digitais e dos clientes de bancos do Brasil. Por esse motivo, essa foi uma das trilhas mais promissoras da nossa programação. Ela teve início em junho, com a publicação do Informativo CB | O futuro dos bancos digitais. No mesmo mês, realizamos o primeiro webinar, com foco na inclusão financeira. Em julho, aconteceu o segundo webinar, que deu ênfase à Customer Experience. O mês de agosto realizou o ponto alto da trilha: o evento presencial, que intensificou o networking entre os participantes. Reveja aqui o evento.

Setembro: Bancos e varejos

Neste mês discutimos com nossa rede as oportunidades do ecossistema financeiro junto ao varejo, que experimenta um rápido crescimento do comércio eletrônico no Brasil; enquanto isso, os pontos de venda mostram recuperação após o impacto da pandemia do Covid. 

No cenário de readaptação, acabar com as fronteiras entre o espaço físico e digital se instituiu como o mais novo desafio para os comerciantes. Em processo semelhante, as instituições financeiras reforçaram seu papel de aliadas no segmento e usam a tecnologia para evoluir nos meios de pagamentos e desenvolvimento de produtos capazes de impulsionar as vendas. Baixe aqui o informativo e reveja o webinar

Outubro e novembro: tendências de tecnologia e comportamento

Em novembro lançamos os dados completos da pesquisa realizada junto à Telesul e à Avaya, e em um webinar levamos ao mercado dados valiosos que ajudaram as instituições financeiras a entenderem o que os consumidores querem e o que precisam. No mesmo mês, lançamos o Informativo CB | Tecnologias do Futuro, que destacou os caminhos invisíveis traçados pela Inteligência Artificial, 5G, IoT, tokenização, biometria, metaverso, blockchain e outras grandes inovações no atendimento ao consumidor.

Dezembro: PBT 2022
Sem dúvidas, o evento mais importante do mês foi a entrega dos troféus aos vencedores da 18ª edição do Prêmio Banking Transformation. A campanha teve início em agosto com a abertura das inscrições, e manteve-se ativa por todo o semestre, com webinars de apresentação dos melhores cases, dentre outras ações.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Exclusiva
Projeto de impacto incentiva educação financeira em casa
Iniciativa da Singularity University Chapter São Paulo gerou um e-book que será lançado em evento...
Exclusiva
O papel do ecossistema financeiro no Fórum Econômico Mundial 2024
por Ana Carolina LahrEntre os dias 15 e 19 deste mês, aconteceu em Davos, Suíça,...
Exclusiva
Tendências da 114ª NRF para o setor financeiro
por Ana Carolina Lahr A 114ª NRF (National Retail Federation), a maior e mais tradicional...
Exclusiva
Prêmio Banking Transformation reforça necessidade de uma agenda ESG transversal
Dados revelam a diversidade na composição dos times envolvidos nos cases inscritos; reflexão é incentivada...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top