Insights 5 | Artigo: Transformação, adaptação e transposição. Você está pronto?

Insight 5 | Ponto de vista

Transformação, adaptação e transposição. Você está pronto?

Depois de dois anos limitado à versão digital, o Anuário Brasileiro de Bancos voltou às origens disponibilizando uma versão impressa. Se você acreditava que essa seria uma realidade extinta ante a mudança nos hábitos do brasileiro, ocasionada pela pandemia da Covid-19, saiba que agora a proposta foi estimular a sua escolha: gostaria de se alimentar dessa fonte de informação no dia a dia do escritório, auxiliado pela tecnologia, ou simplesmente optará por absorver cada linha longe da agitação provocada pelas telas?

A decisão é sua. E, ao que tudo indica, também em outras esferas. Essa é a premissa que tem orientado as novas diretrizes do ecossistema financeiro brasileiro, que assume, sem questionamento, o protagonismo do cliente – como temos mostrado ao longo do ano em nossos eventos e publicações.

A autonomia na distribuição dos dados e na escolha das marcas que o ajudarão a construir a jornada financeira foi estimulada pela instituição do open banking e segue acelerada graças à percepção dos líderes, que entenderam que esse caminho pode ter sim muitas opções, mas quem decidirá qual deverá ser a trilha final será mesmo ele, o consumidor.

Assim, se no passado não era dessa maneira, agora também para o ecossistema financeiro “o cliente tem sempre razão”. E se não tem razão, precisa ser convencido sobre isso por meio  da transparência e da educação. 

Assumir seu poder não diminui, no entanto, o papel das instituições em oferecer sempre o melhor. Pelo contrário. É preciso se superar para ganhar a preferência agora – e aqui também o open finance se tornou um aliado, sendo um dos impulsionadores do crescimento dos orçamentos dos bancos para tecnologia em 2021. 

Para ganhar a empatia do cliente, transpor os sistemas com a humanização é o novo desafio que passa para o radar das instituições financeiras, independente de serem classificadas como “tradicionais” ou “neo”. 

É sobre isso que falamos na 17ª edição do Anuário Brasileiro de Bancos: transformação, adaptação e transposição. Está pronto? Baixe a versão digital e participe desta discussão também.

class=wp-image-16591

por Ana Carolina Lahr

Diretora de conteúdo da Cantarino Brasileiro

Compartilhe

Notícias relacionadas

Exclusiva
Cantarino Brasileiro apoia o Innovation Summit Barueri 2024
Barueri vai sediar a primeira edição do Innovation Summit 2024, no dia 3 de março. O...
Exclusiva
O papel do ecossistema financeiro no Fórum Econômico Mundial 2024
por Ana Carolina LahrEntre os dias 15 e 19 deste mês, aconteceu em Davos, Suíça,...
Exclusiva
Tendências da 114ª NRF para o setor financeiro
por Ana Carolina Lahr A 114ª NRF (National Retail Federation), a maior e mais tradicional...
Exclusiva
Prêmio Banking Transformation reforça necessidade de uma agenda ESG transversal
Dados revelam a diversidade na composição dos times envolvidos nos cases inscritos; reflexão é incentivada...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top