Insights 4 | Personalização e automação à favor do consumidor

De volta ao primeiro webinar sobre bancos digitais promovido pela Cantarino Brasileiro, no final de junho, foram selecionados dois cases para ilustrar o papel dessas instituições no cenário da inclusão e diversidade: Conta Black, voltada aos afrodecendentes; e Lady Bank, voltada à igualdade de gêneros. 

A discussão culminou, no entanto, no tema do segundo webinar: a experiência do consumidor. “Nesse momento, as questões dos bancos digitais estão muito direcionadas à jornada e à experiência, só que isso agora não é o diferencial, isso é o básico”, ressaltou Celso Cleber de Souza, technology advisor da Conta Black.

Considerando que as instituições no Brasil hoje provêem uma boa experiência, mas não necessariamente uma identificação do cliente, ele compartilhou as iniciativas da Conta Black nesse sentido. “A gente não acredita nesse modelo pasteurizado que tem no sistema bancário, a gente acredita muito na personalização, no micro segmento, na identificação desse pessoal”, reforçou.

Dando ênfase ao serviço de acesso ao crédito com o uso consciente promovido pela instituição, ele explicou que parte do sucesso do projeto está voltado justamente ao conhecimento do perfil do seu público. “Um pouquinho do modelo de negócios é isso: entender o consumo e a educação financeira – para que a nossa população consiga pegar créditos consciente e que não gere dependências –e um bom programa de benefícios. No final, ganha finalmente a questão da inclusão”.

Ele reforça que a Conta Black é para todo mundo. “Especialmente pessoas que se interessam e se identificam com a causa, com a importância da democratização, com a importância da diversidade, com a importância da liderança feminina e também da inclusão dos afredecendentes”.

Com ênfase no pilar ESG, além de democratizar crédito e promover a inclusão, junto ao aplicativo a instituição desenhou contribuições e outros ideais. “A gente tem aqui ofertas e parcerias com a Faculdade Zumbi dos Palmares, onde a gente apoia com educação. Estamos desenhando outros impactos indiretos, como a fome, meio ambiente, com a ajuda de um grande player a gente fez esse desenho para os próximos três anos”, concluiu.

Tecnologia

Vanise Zimmer, CEO e Co-fundadora do LadyBank, falou sobre a inclusão de gênero com foco em desenvolvimento com produtos tecnológicos através da inteligência artificial.

“Estamos seguindo uma trajetória mais no sentido do desenvolvimento dos investimentos automatizados”, contou. 

Segundo ela, no Brasil 44% dos investidores da população economicamente ativa são homens e somente 18% são mulheres. Dessa população feminina que investe, apenas 4% investe em ativos financeiros. “75% está investindo em poupança, portanto tem grandes possibilidades de ter acesso a lucratividade e aos benefícios que o serviço financeiro pode trazer em termos de investimento”, justificou.

O grande diferencial do Lady Bank é que ali os investimentos são personalizados. “Não simplesmente pelo uso efêmero da palavra, mas porque nós temos, através dos robôs, a possibilidade de programar inúmeras variáveis com relação às características desse cliente, como perfil, idade, gênero, quais são os seus propósitos e objetivos de vida”, explicou a CEO.

Além disso, o robô de voz permite fazer inúmeras correções e balanceamento nas  carteiras, dando mais segurança para o cliente que está investindo e permitindo até mesmo investir sem ter conhecimento financeiro algum. 

“Criando proposta de inclusão de gênero com este mecanismo de inteligência artificial nós esperamos dar acesso a uma parcela da população que não está tendo essa possibilidade de ter lucratividade e desenvolver suas finanças de uma maneira mais eficiente”, reafirmou antes de finalizar.

Insights Ed. 25

EditorialPesquisas e tecnologia em prol das melhores experiências
1Como tornar segurança, transparência e privacidade tangíveis no onboarding
2A experiência do cliente: fator de diferenciação ou sobrevivência dos bancos
3A omnicanalidade e a adaptação ao novo mundo phygital
4Personalização e automação à favor do consumidor
517ª edição do Anuário Brasileiro de Bancos terá pré-lançamento online

Compartilhe

Notícias relacionadas

Exclusiva
Prêmio Banking Transformation reforça necessidade de uma agenda ESG transversal
Dados revelam a diversidade na composição dos times envolvidos nos cases inscritos; reflexão é incentivada...
Exclusiva
Com recorde de inscrições, 19º Prêmio Banking Transformation reflete crescimento do setor financeiro
No total, 282 cases concorrem às 20 categorias, um crescimento de 11% em relação à...
Exclusiva
Todo mundo pode ser banco?
Precursores do embedded finance destacam que é possível gerar valor para um negócio com serviços...
Exclusiva
Mapa inédito revela aptidão de diferentes segmentos para inserir produtos financeiros em seus portfólios
Levantamento da Cantarino Brasileiro originou dados detalhados sobre o cross industry financeiro com nove segmentos...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top