Uma das sessões mais tradicionais do Anuário Brasileiro de Bancos é o resumo do balanço dos bancos, que destaca as instituições financeiras de maior relevância no ano vigente.
A seleção de dados proporciona um overview sobre as inúmeras oportunidades para se firmar parcerias com empresas do ecossistema a fim de otimizar os resultados das instituições financeiras.
Hoje, trazemos rankings inéditos criados com base nos dados coletados e divulgados pelo time de estatísticas da Cantarino Brasileiro. Antes, vale destacar que embora o balanço tenha listado 112 instituições*, o nosso ranking considerou apenas a categoria b1, que refere-se a Banco Comercial, Banco Múltiplo com Carteira Comercial ou Caixa Econômica. Dessa forma, foram excluídos da análise: BNDES,Sicredi Combinadas, XP Incorporadora e Nubank.
Além disso, para proporcionar uma melhor análise comparativa entre as instituições, nesta edição passamos a considerar, sempre que disponíveis, a Demonstração Financeira Prudencial, para instituições líder do conglomerado; e a Demonstração Financeira BRGAAP, para instituições independentes ou participantes do conglomerado.
*Segmentos contemplados – conforme Resolução do Banco Central do Brasil (Resolução nº 4.553, de 30/1/2017): S1 (todos), S2 (todos), S3 (parcial), S4 (parcial), S5 (nenhum).