Insights 5 | Artigo: Transformação, adaptação e transposição. Você está pronto?

Insight 2 | Raio X: iniciativas em metaverso

Considerado o hype do momento, o metaverso tem movimentado as discussões no ecossistema financeiro. O tema foi um dos destaques na programação de palestras e painéis do Febraban Tech que aconteceu na semana passada e também dominou a área de experiência imersivas do congresso.

Na 17ª edição do Anuário Brasileiro de Bancos a matéria assinada pelo jornalista Ademir Morata ganhou a capa e além de discutir sobre as oportunidades de atuação sob a visão do futurista Gui Rangel, destacou também a segunda iniciativa do Banco do Brasil nesse sentido, com a inserção da marca no Roblox. 

A pesquisa qualitativa realizada pela Cantarino Brasileiro com 19 instituições financeiras para a sessão “Panorama dos Bancos” (Raio X) do ABB, constatou que outros bancos também têm se movimentado para não ficar para trás nessa novidade. 

No Bradesco, por exemplo, há iniciativas que envolvem aprendizados e experimentações que habilitarão a atuação na web 3.0, com novos modelos de interação com o cliente, experiências imersivas e foco na integração do mundo físico ao mundo digital.

Já o Banco BV, está com foco na comunicação interna e planeja realizar testes de realização de recrutamento, onboarding e treinamento no ambiente de metaverso.

Já o Itaú Unibanco está investindo no metaverso através do marketing. No final de 2021 realizou a ação  #2022emUmaPalavra através da qual promoveu uma conversa sobre os desejos e anseios das pessoas para o ano de 2022 e realizou uma experiência para o metaverso do Cidade Alta RP, na qual os influenciadores e seus personagens cocriaram com o time Itaú o mesmo conceito das campanhas do mundo real no ambiente virtual. Eles usaram os seus avatares e as palavras que mais os inspiravam para iniciar o ano e estrelaram peças de OOH dentro do Cidade Alta. 

Além dessa iniciativa, o banco tem realizado experiências em metaversos centralizados para lançar serviços e produtos do Player’s Bank, um banco feito com e para gamers. Nesses espaços, são co-criadas com os embaixadores da marca diversas experiências com o intuito de apresentar os serviços e produtos para a comunidade dos jogos eletrônicos. Uma dessas experiências foi o desenvolvimento de um mapa multiplayer por Pedro Caxa, dentro do jogo Camp Wars, para promover uma interação entre os jogadores numa arena exclusiva;  a parceria com o HeroBase, organização do Flakes Power, gerou um mapa exclusivo de Player’s Bank no fortnite, onde os usuários podiam participar de diversos minigames, experiências coletivas e também conhecer mais sobre o banco por meio de QRCode para downloads; com a Gamers Club, a maior plataforma de matchmaking multimodal da américa latina, os gamers tiveram acesso a um mapa exclusivo 1×1 de Counter Strike que foi, durante o período de lançamento, um dos mais jogados na Steam; 

Há também ações que visam popularizar e inovar a forma de produzir arte e cultura, incentivando a criação de iniciativas no metaverso. Este é o caso do Itaú Cultural (IC), que criou um metaverso proprietário.  

Para ampliar a relação da instituição com a comunidade por meio de projetos como, por exemplo, o seminário realizado em junho de 2022, produzido em parceria com o jornal Folha de São Paulo, sobre a web3 – potencialidades e aplicabilidades no universo da arte e cultura. Na ocasião, também ocorreu o “Chamamento para projetos”, com foco em desenvolver trabalhos de arte e cultura conectados ao metaverso, blockchain e web 3.

Por sua vez, o Sicredi declarou que vêm experimentando hipóteses com metaverso para experiências imersivas e está sendo avaliado em caráter experimental uma iniciativa de educação financeira.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Exclusiva
Cantarino Brasileiro apoia o Innovation Summit Barueri 2024
Barueri vai sediar a primeira edição do Innovation Summit 2024, no dia 3 de março. O...
Exclusiva
O papel do ecossistema financeiro no Fórum Econômico Mundial 2024
por Ana Carolina LahrEntre os dias 15 e 19 deste mês, aconteceu em Davos, Suíça,...
Exclusiva
Tendências da 114ª NRF para o setor financeiro
por Ana Carolina Lahr A 114ª NRF (National Retail Federation), a maior e mais tradicional...
Exclusiva
Prêmio Banking Transformation reforça necessidade de uma agenda ESG transversal
Dados revelam a diversidade na composição dos times envolvidos nos cases inscritos; reflexão é incentivada...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top