Insight 5| Artigo: A trajetória vitoriosa do Cadastro Positivo

Por Elias Sfeir*

A sanção pela Presidência da República do novo Cadastro Positivo (CP) completou três anos em julho. No modelo criado em 2011, os tomadores de crédito precisavam optar pelo ingresso no banco de dados do Cadastro Positivo. O modelo em vigência desde 2019 estabeleceu a adesão automática, com opção pela saída. Essa mudança alinhou a legislação brasileira com as melhores práticas internacionais e já multiplicou em cerca de 18 vezes o número de consumidores e empresas cadastrados.

Em 2020, quando o CP completou um ano, a Midway, braço financeiro da varejista Riachuelo, divulgou que com ele conseguiu ampliar em 10% a concessão de crédito, o que correspondeu a 120 mil novos cartões de loja emitidos em um ano, sem aumentar o risco da operação. Isso é inclusão financeira na prática, à medida que dá a possibilidade de consumo a pessoas que eram “invisíveis” para o mercado de crédito até aquele momento.

Ao estimular a expansão do crédito, o CP gera competição e pode reduzir a taxa de juros, algo que foi destaque no relatório divulgado pelo Banco Central em 2021, segundo o qual houve diminuição em 10,4% da taxa cobrada no crédito pessoal (excluindo consignado).

A Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), entidade que reúne os birôs de crédito gestores do banco de dados do Cadastro Positivo, demonstrou resultados de três anos desse instrumento e destaca o fato de mais de 140 milhões de cadastros de pessoas físicas e jurídicas integrarem o banco de dados atualmente, o que equivale a 79% da população economicamente ativa.

Ano após ano, o Cadastro Positivo demonstra seus benefícios e se consolida como um direito do consumidor. Ao ingressarem no CP, os demais setores – saneamento, gás encanado e varejo – reforçam seu papel cidadão, potencializando a inclusão de mais brasileiros no mercado de crédito.

Quando o mundo direciona suas atenções para o conceito ESG, fazer parte do CP é a maior expressão do S (social) que as novas fontes podem demonstrar.

*Presidente executivo da ANBC – Associação Nacional dos Bureaus de Crédito

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