INSIGHT 4: Inclusão passa pela educação financeira

A inclusão financeira foi tema transversal no primeiro episódio do webinar o Futuro dos Bancos Digitais, o que acabou por trazer a educação financeira à tona em diversos momentos ao longo do evento. 

Do ponto de vista do consumidor, já na abertura do evento, Gustavo Machado, diretor de negócios digitais do Banco ABC, ressaltou o perfil do brasileiro como um cliente sem conhecimento financeiro. “A gente tem apenas uma pequena parcela da sociedade brasileira que consegue de fato entender de finança, de produtos financeiros. Com isso, é um desafio você, por exemplo, fazer uma escolha numa prateleira com 2000 fundos diferentes, diferenciados por características de nome e composição”, exemplifica ante o mar de ofertas financeiras vivenciado no momento.

Apesar dos esforços observados no ecossistema no sentido de aprimorar a educação financeira da população, ele não acredita que haverá mudanças bruscas no que diz respeito à evolução do seu entendimento sobre finanças, de forma geral. “É óbvio que a gente pode melhorar o atendimento como um todo, mas eu acho que o papel que nós, profissionais do mercado financeiro brasileiro, temos é tentar ajudar essas pessoas, identificando quais são de fato as necessidades delas sob o seu próprio olhar. Temos que ajudá-la a resolver os seus próprios problemas e não o meu problema de que produto eu preciso vender ou qual receita alcançar”, opinou.

Nem por isso, os players deixam o assunto de lado. Pelo contrário: a educação financeira tem se mostrado cada vez mais latente, inclusive como estratégia de crescimento. 

Isso é o que afirmaram os convidados do painel  “Inclusão: desafios e oportunidades dos bancos digitais”. “A inclusão é a saída de qualquer sucesso de negócio. Você tem que ter todos os tipos de clientes, claro, tentando atendê-los da melhor forma possível, com tecnologia e, principalmente, com qualidade acolhimento”, resumiu Marcelo Frontini, diretor executivo da Sofisa.

Para Fábio Lins, do banco Original, a inclusão financeira é o pilar fundamental para que a economia do Brasil se desenvolva. “A educação financeira é extremamente importante. A gente precisa inseri-la desde o garotinho lá na escola, pois ela vai tornar o cidadão mais preparado para tomar o crédito quando necessário, para tomar decisões importantes de investimento, decidir se ele vai deixar o dinheiro parado no banco no mercado financeiro ou se vai investir num projeto. Isso é básico e o Brasil precisa evoluir nesse sentido”, acrescentou.

Ele salientou também a importância dessa consciência para as oportunidades oferecidas pelo banking e o compartilhamento de dados e o PIX internacional, por exemplo. “Por que o nosso microempresário não pode passar a entrar numa agenda que hoje é praticamente inexistente na vida dele, que é a exportação?”, questionou.

Marcos Goulart, da Brink´s, compartilhou a experiência interna da empresa. “A gente tem provocado objetivamente com os times a questão da inclusão. Incluir a pessoa ensinando ela começou a fazer parte de uma pauta de negócio que até então a gente não olhava para isso como sendo oportunidade. O nome do jogo é a gente está com a cabeça aberta, a cabeça aberta, os ouvidos abertos, conversar muito, cooperar, se não a gente vai acabar perdendo relevância. A empresa que conseguir fazer orquestrar bem isso, ela vai ser capaz de ter processos ágeis, vai ter capacidade de se reinventar e se reposicionar mais rapidamente”, finalizou.

Insights Ed. 24

EditorialAs oportunidades da inclusão financeira nos Bancos digitais
1Ontem, hoje e amanhã: a transformação do varejo bancário
2Perfil do cliente do banco digital
3Inclusão: desafios e oportunidades dos bancos digitais
4Inclusão passa pela educação financeira

Compartilhe

Notícias relacionadas

Exclusiva
Cantarino Brasileiro apoia o Innovation Summit Barueri 2024
Barueri vai sediar a primeira edição do Innovation Summit 2024, no dia 3 de março. O...
Exclusiva
O papel do ecossistema financeiro no Fórum Econômico Mundial 2024
por Ana Carolina LahrEntre os dias 15 e 19 deste mês, aconteceu em Davos, Suíça,...
Exclusiva
Tendências da 114ª NRF para o setor financeiro
por Ana Carolina Lahr A 114ª NRF (National Retail Federation), a maior e mais tradicional...
Exclusiva
Prêmio Banking Transformation reforça necessidade de uma agenda ESG transversal
Dados revelam a diversidade na composição dos times envolvidos nos cases inscritos; reflexão é incentivada...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top