Insight 3 | Mudanças e aceleração dos serviços financeiros no varejo

O advento das fintails é resultado de grandes vetores de mudança, transformação e aceleração dos serviços financeiros no varejo. Segundo Raul Moreira, coordenador do Comitê de Inovação do Banco Original,  “é importante olhar o mercado sobre três dimensões transformacionais que colocam o varejo numa situação extremamente inédita no mercado brasileiro para construir uma dinâmica de oferta de serviços financeiros”.

A primeira dimensão, segundo ele, envolve o novo consumidor, que mudou completamente tanto no acesso às novas tecnologias quanto aceitando novos entrantes no mercado e consumindo produtos e serviços financeiros que não necessariamente estão atrelados às marcas já conhecidas dos antigos ou dos grandes bancos.

Em segundo lugar, vem a regulação. “Toda a agenda do Banco Central está sendo implementada com muita velocidade e isso está trazendo uma série de transformações e uma dinâmica competitiva inédita ao mercado financeiro. Principalmente, ela está provocando a abertura do mercado financeiro para começar a colocar suas plataformas e seus serviços à disposição, inclusive dos varejistas”.

Em terceiro lugar, está a dimensão tecnológica. O 5G vai ser transformacional na oferta de produtos e serviços financeiros; a entrada do blockchain no Brasil de forma muito intensa, vai forçar a tokenização da economia; e o open finance, é transformacional principalmente na questão de concessão de crédito – ainda existe um desafio muito grande ainda de interoperabilidade, mas, olhando no médio prazo, isso vai trazer uma transformação muito grande e o varejo precisa entrar nela”, reforçou.

O tema foi explorado durante painel no webinar Bancos & Varejo. Dentre as tendências de meios de pagamento para o futuro, Raul salientou o poder transformacional do Pix, sem deixar de ressaltar a transformação que o mercado de cartões está sofrendo no quesito digitalização, o que deve melhorar significativamente a experiência do consumidor final. “A gente está vivendo um momento único e transformacional no sistema financeiro. Isso reflete no varejo como uma grande janela de oportunidade”, concluiu. 

Fábio Murakami, diretor de produtos financeiros e open payment da Fintech MagaLu, acrescentou que, como varejista, é preciso estar muito atento às mudanças de produtos financeiros. “Se antes tínhamos o cartão de crédito, carnê e empréstimos, isso vai deixar de existir na perspectiva do cliente. Ele quer crédito, mas vai consumir de uma forma diferente, mais intuitiva. Então, todo o processo de oferta e de seleção vai mudar muito”, completou.

Ainda nesse caminho, o executivo da chamou a atenção para a junção de meios de pagamentos, em especial a carteira digital e os programas de benefícios. “Se os varejistas ainda não têm uma estratégia relacionada a meios de pagamentos e programas de benefícios, convido-os a conhecerem essas empresas e criarem parcerias; se mover, porque esse mercado vai mudar muito rapidamente, em especial a forma de pagar e a forma de trabalhar benefícios”, finalizou.

Para concluir, Raul apontou uma outra tendência, já apontada pela Febraban: a unificação de features de cobrança e pix, o bolepix. “Isso vai facilitar muito a integração e a conciliação financeira para o processo de alavancagem do pix. O cenário do Fábio está muito assertivo e vai vir novidades a respeito disso aí”, afirmou. 

“Nunca foi tão propício o varejo efetivamente começar a pensar de uma forma mais séria, mais profunda, na oferta de serviços financeiros, principalmente por meio de parcerias com instituições financeiras, com instituições de pagamento e fintechs.  O mercado vai se fragmentar nesse processo de oferta e, obviamente, os varejistas não podem ficar de fora”, finalizou. 
Aprofunde a discussão sobre o fintails no nosso canal do YouTube.

CONTINUE LENDO INSIGHTS CB ED. 30

Editorial: Bancos, varejo, Pix etc. e tal

Insight 1 | Fintail: oferta de produtos e serviços financeiros pelo varejo

Insight 2 | Fintail, round 2!

Insight 3 | Mudanças e aceleração dos serviços financeiros no varejo

Insight 4 | Bancos digitais: muito além dos serviços financeiros

Insight 5 | Artigo: Satisfazer o consumidor é também exercitar a sua saúde financeira

Compartilhe

Notícias relacionadas

Exclusiva
Cantarino Brasileiro apoia o Innovation Summit Barueri 2024
Barueri vai sediar a primeira edição do Innovation Summit 2024, no dia 3 de março. O...
Exclusiva
O papel do ecossistema financeiro no Fórum Econômico Mundial 2024
por Ana Carolina LahrEntre os dias 15 e 19 deste mês, aconteceu em Davos, Suíça,...
Exclusiva
Tendências da 114ª NRF para o setor financeiro
por Ana Carolina Lahr A 114ª NRF (National Retail Federation), a maior e mais tradicional...
Exclusiva
Prêmio Banking Transformation reforça necessidade de uma agenda ESG transversal
Dados revelam a diversidade na composição dos times envolvidos nos cases inscritos; reflexão é incentivada...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top