Insight 3 | Mudanças e aceleração dos serviços financeiros no varejo

O advento das fintails é resultado de grandes vetores de mudança, transformação e aceleração dos serviços financeiros no varejo. Segundo Raul Moreira, coordenador do Comitê de Inovação do Banco Original,  “é importante olhar o mercado sobre três dimensões transformacionais que colocam o varejo numa situação extremamente inédita no mercado brasileiro para construir uma dinâmica de oferta de serviços financeiros”.

A primeira dimensão, segundo ele, envolve o novo consumidor, que mudou completamente tanto no acesso às novas tecnologias quanto aceitando novos entrantes no mercado e consumindo produtos e serviços financeiros que não necessariamente estão atrelados às marcas já conhecidas dos antigos ou dos grandes bancos.

Em segundo lugar, vem a regulação. “Toda a agenda do Banco Central está sendo implementada com muita velocidade e isso está trazendo uma série de transformações e uma dinâmica competitiva inédita ao mercado financeiro. Principalmente, ela está provocando a abertura do mercado financeiro para começar a colocar suas plataformas e seus serviços à disposição, inclusive dos varejistas”.

Em terceiro lugar, está a dimensão tecnológica. O 5G vai ser transformacional na oferta de produtos e serviços financeiros; a entrada do blockchain no Brasil de forma muito intensa, vai forçar a tokenização da economia; e o open finance, é transformacional principalmente na questão de concessão de crédito – ainda existe um desafio muito grande ainda de interoperabilidade, mas, olhando no médio prazo, isso vai trazer uma transformação muito grande e o varejo precisa entrar nela”, reforçou.

O tema foi explorado durante painel no webinar Bancos & Varejo. Dentre as tendências de meios de pagamento para o futuro, Raul salientou o poder transformacional do Pix, sem deixar de ressaltar a transformação que o mercado de cartões está sofrendo no quesito digitalização, o que deve melhorar significativamente a experiência do consumidor final. “A gente está vivendo um momento único e transformacional no sistema financeiro. Isso reflete no varejo como uma grande janela de oportunidade”, concluiu. 

Fábio Murakami, diretor de produtos financeiros e open payment da Fintech MagaLu, acrescentou que, como varejista, é preciso estar muito atento às mudanças de produtos financeiros. “Se antes tínhamos o cartão de crédito, carnê e empréstimos, isso vai deixar de existir na perspectiva do cliente. Ele quer crédito, mas vai consumir de uma forma diferente, mais intuitiva. Então, todo o processo de oferta e de seleção vai mudar muito”, completou.

Ainda nesse caminho, o executivo da chamou a atenção para a junção de meios de pagamentos, em especial a carteira digital e os programas de benefícios. “Se os varejistas ainda não têm uma estratégia relacionada a meios de pagamentos e programas de benefícios, convido-os a conhecerem essas empresas e criarem parcerias; se mover, porque esse mercado vai mudar muito rapidamente, em especial a forma de pagar e a forma de trabalhar benefícios”, finalizou.

Para concluir, Raul apontou uma outra tendência, já apontada pela Febraban: a unificação de features de cobrança e pix, o bolepix. “Isso vai facilitar muito a integração e a conciliação financeira para o processo de alavancagem do pix. O cenário do Fábio está muito assertivo e vai vir novidades a respeito disso aí”, afirmou. 

“Nunca foi tão propício o varejo efetivamente começar a pensar de uma forma mais séria, mais profunda, na oferta de serviços financeiros, principalmente por meio de parcerias com instituições financeiras, com instituições de pagamento e fintechs.  O mercado vai se fragmentar nesse processo de oferta e, obviamente, os varejistas não podem ficar de fora”, finalizou. 
Aprofunde a discussão sobre o fintails no nosso canal do YouTube.

CONTINUE LENDO INSIGHTS CB ED. 30

Editorial: Bancos, varejo, Pix etc. e tal

Insight 1 | Fintail: oferta de produtos e serviços financeiros pelo varejo

Insight 2 | Fintail, round 2!

Insight 3 | Mudanças e aceleração dos serviços financeiros no varejo

Insight 4 | Bancos digitais: muito além dos serviços financeiros

Insight 5 | Artigo: Satisfazer o consumidor é também exercitar a sua saúde financeira

Compartilhe

Notícias relacionadas

Exclusiva
Prêmio Banking Transformation reforça necessidade de uma agenda ESG transversal
Dados revelam a diversidade na composição dos times envolvidos nos cases inscritos; reflexão é incentivada...
Exclusiva
Com recorde de inscrições, 19º Prêmio Banking Transformation reflete crescimento do setor financeiro
No total, 282 cases concorrem às 20 categorias, um crescimento de 11% em relação à...
Exclusiva
Todo mundo pode ser banco?
Precursores do embedded finance destacam que é possível gerar valor para um negócio com serviços...
Exclusiva
Mapa inédito revela aptidão de diferentes segmentos para inserir produtos financeiros em seus portfólios
Levantamento da Cantarino Brasileiro originou dados detalhados sobre o cross industry financeiro com nove segmentos...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top