Insight 1| As instituições financeiras na transformação phygital do varejo

Por Ana Carolina Lahr

A transformação digital e o fim da barreira entre o espaço on-line e o off-line são fatores indiscutíveis na nova onda do varejo. Devido ao avanço das vendas no e-commerce, os comerciantes têm procurado alternativas para rentabilizar seus pontos de venda, seja diminuindo o tamanho das lojas, seja transformando parte da área de vendas em estoque do e-commerce ou viabilizando operações de “clique e retire”, entre outras possibilidades.

Essa realidade foi refletida na mais recente edição do Ranking das 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro, divulgado no mês de agosto pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). “Em 2022, percebemos claramente o rompimento da barreira do on-line com o off-line, e isso aparece no ranking de algumas formas. Por exemplo, no fato de que mais de 200 empresas dessa seleção já vendem on-line”, aponta Eduardo Terra, presidente da SBVC.

Em detalhes, o relatório mostrou que o número de empresas com e-commerce em operação subiu de 162 para 225, registrando um aumento de 38,89% em dois anos, com destaque para o setor de supermercados – são 91 empresas do setor com presença on-line.

Além disso, a lista dos maiores e-commerce do varejo brasileiro é dominada por empresas que não nasceram on-line, o que denota as fronteiras cada vez mais invisíveis entre digital e físico.

O ranking da SBVC destaca que a influência do digital sobre os negócios vai muito além da presença ou da ausência de um e-commerce. “Modelos híbridos, como a venda on-line para retirada em loja ou em lockers, ou o ship from store (em que o pedido on-line é atendido pela loja física mais próxima do cliente), estão ganhando tração no mercado brasileiro”, destaca o relatório.

Na rede Lojas Renner S.A., a digitalização da base e a omnicanalidade foram potencializadas na pandemia, uma estratégia que resultou em sucesso, visto que em 2019 a rede figurava entre as top 10 no ranking geral, caiu para a 14ª colocação em 2020 e avançou para 12º lugar em 2021. Impulsionada por um expressivo crescimento de 38,1% em seu faturamento, a marca lidera o ranking do segmento de moda, calçados e artigos esportivos. “São oportunidades que o mercado proporciona, mas, acima de tudo, necessidades que nossos clientes estão apresentando e que, graças ao olhar atento e centrado neles, podemos priorizar e, dessa forma, entregar produtos e serviços que façam sentido e que superem suas expectativas”, informa a assessoria de imprensa.

Para o ranking, foram consideradas as marcas Renner, Youcom, Camicado, Ashua. Compõem a rede também, no entanto, o brechó virtual Repassa e o braço financeiro Realize. Este último também aposta no atendimento do ecossistema de maneira completa, omnichannel e sem atritos, numa jornada por produtos de crédito e serviços, e representa atualmente entre 15 e 20% do resultado econômico do grupo. “Poder entender e aprofundar os hábitos de consumo dos clientes fora do ecossistema da Lojas Renner S.A., estabelecer uma dinâmica frequente de interação com eles, com base nos produtos e serviços financeiros, aumentando sua fidelização à marca, são temas bastante importantes que a operação financeira busca tratar e que, certamente, geram resultados significativos para toda a companhia”, revela a rede.

Movimento essencial para o crescimento e a saúde financeira do varejo, a jornada de sucesso omnichannel é refletida nas vendas, tanto no caixa quanto na página de checkout. Mas como as instituições do ecossistema financeiro têm contribuído com o cenário phygital?

Continue lendo esta matéria exclusiva no Informativo CB Bancos & Varejo. Baixe aqui gratuitamente!

Compartilhe

Notícias relacionadas

Exclusiva
IA generativa mantém Topaz na vanguarda e impulsiona abertura de capital
Em entrevista exclusiva, CEO Jorge Iglesias falou sobre a rápida evolução da tecnologia na empresa...
Exclusiva
Novas normas trazem ESG à contabilidade do ecossistema financeiro
Regulação define critérios para medição de riscos ambientais e sociais nas carteiras de crédito e...
Exclusiva
Instituições financeiras se mobilizam em prol dos afetados por enchente no RS
Confira as ações tomadas até o momento e como contribuir com doações em dinheiro por Ana...
Exclusiva
Fórum para C-levels destaca tendências globais em bancos digitais e banking
Mais de 30 especialistas debaterão temas como embedded finance, IA, tokenização, finanças sustentáveis e neurotecnologia...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top