Inovação com impacto é a aposta do 19º Prêmio Banking Transformation

Aspecto ESG dará aos vencedores a chance de levar um segundo troféu, em premiação especial; embedded finance, criptoeconomia e IA estão entre as novas categorias

Dos “bancões” à economia fintechzada, o Prêmio Banking Transformation, principal e mais tradicional evento da Cantarino Brasileiro, está com as inscrições de cases abertas para sua 19ª edição. O objetivo de mapear e destacar as iniciativas mais inovadoras do ecossistema financeiro permanece, mas ganha mais uma missão: estimular os participantes a inserirem o tema ESG de forma transversal aos projetos. Para isso, dará um troféu especial a um dos vinte vencedores dessa edição, que terá o impacto ESG avaliado pelos jurados.
“A categoria ESG foi criada em 2021 em resposta a uma tendência mundial, não apenas no setor financeiro. Queríamos dar espaço para essas iniciativas, mas notamos que entre os tantos cases inscritos, o tema acabou não sendo prioridade na escolha das categorias. Nos perguntamos onde estariam refletindo essas iniciativas, então. A nova proposta parte da premissa de que a agenda ESG é transversal a qualquer projeto nas empresas que se preocupam com ela. Por isso, criamos uma pergunta especial no formulário de inscrição que permitirá aos vencedores das demais categorias adicionar valor à sua iniciativa com esse prêmio especial”, explica Marcos Cantarino, CEO da Cantarino Brasileiro.
Podem participar da seletiva os bancos (tradicionais e digitais) e as empresas do ecossistema financeiro – o que inclui empresas de meios de pagamento, fintechs, financeiras, transportadores de valores, fundos de investimento, bolsas de valores, bureaux de crédito, cooperativas de crédito, corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários, seguradoras, entre outras.
Entre os principais benefícios aos participantes, está a credibilidade e a visibilidade conferida aos projetos inscritos, além do networking promovido entre os participantes, patrocinadores, apoiadores e mais de 40 especialistas, influenciadores e investidores do ecossistema que compõem o corpo de jurados.

Novas categorias 

Como nas edições anteriores, cada case inscrito no Prêmio Banking Transformation pode concorrer em até duas categorias – e é aí que moram mais novidades.

Iguais para os dois pilares, as categorias desta edição permanecem em dez, porém apenas cinco delas são as mesmas do ano passado – Atendimento ao Cliente, Canais Digitais, Eficiência Operacional, Inovação em Crédito e Open Finance.
As outras cinco novas categorias chegam para destacar novos temas, que ganharam força no ano de 2023. “Na categoria Criptoeconomia e Blockchain buscamos casos em que o uso eficiente da tecnologia esteja contribuindo para popularizar e democratizar os criptoativos; já a categoria Embedded Finance engloba casos de sucesso em finanças incorporadas no cross industry. Outra novidade é a categoria Inovação com IA. Estamos ansiosos por conhecer a sua solução de inteligência artificial com aplicação no ecossistema financeiro, seja ela generativa ou não”, destaca Cantarino.
Outros dois temas que ganharam destaque foram Meios de Pagamento e Segurança e Privacidade. “São temas sempre presentes de forma transversal às demais trilhas e que vem se reinventando de maneira muito forte para suprir as necessidades do mercado. Queremos estimular ainda mais essa evolução”, salienta o CEO.

Premiações especiais e reconhecimentos

Além das dez categorias oficiais, com a ajuda do juri popular os cases inscritos concorrem às categorias “Melhor Banco do Ano” e “Melhor Empresa do Ecossistema Financeiro”. No ano passado, as premiações mais aguardadas da noite ficaram com o Next (pilar Bancos) e Bitso (pilar Empresas do Ecossistema).

“É uma grande honra e um reconhecimento importantíssimo do nosso trabalho, mostrando a força do modelo de negócios digital na indústria financeira”, comentou Curt Zimmermann, CEO do Next.

Thales Freitas, CEO Bitso Brasil, destacou a importância do prêmio na estratégia de branding. “Foi o reconhecimento de todo o esforço que fizemos nos últimos meses para consolidar nossa marca e construir uma relação de confiança com os cidadãos e empresas brasileiras”.

Também com a ajuda do voto aberto, serão eleitas as personalidades financeiras. Além disso, o reconhecimento de Melhor Iniciativa em Educação Financeira, novidade do ano passado, permanece na grade.
“Graças a esse olhar, demos início neste ano à trilha Bancos & Educação e temos inserido o tema de forma transversal a todos os nossos produtos de uma forma ampla. Acreditamos na força do ecossistema para promover uma melhoria no ensino como um todo e não apenas na questão da educação financeira que, aliás, vemos como um dos desafios do ecossistema no sentido de superar a ‘boa vontade’ e passar a entregar métricas, efetivamente. É sobre isso que se trata esse espaço”, finaliza Cantarino.

Sobre o PBT

Essa é a terceira edição do prêmio como “Banking Transformation”. O rebranding aconteceu em 2021, em reflexo às transformações impulsionadas pela pandemia, mas antes disso, por 16 anos, o reconhecimento levou o nome de “Prêmio Relatório Bancário”. 

As inscrições vão até 15/10 e o regulamento pode ser acessado no site oficial: pbt.cantarinobrasileiro.com.br. A cerimônia de premiação será realizada em São Paulo, em 4 de dezembro de 2023.

Todos os detalhes sobre os cases vencedores na edição 2022 você encontra aqui.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Exclusiva
IA generativa mantém Topaz na vanguarda e impulsiona abertura de capital
Em entrevista exclusiva, CEO Jorge Iglesias falou sobre a rápida evolução da tecnologia na empresa...
Exclusiva
Novas normas trazem ESG à contabilidade do ecossistema financeiro
Regulação define critérios para medição de riscos ambientais e sociais nas carteiras de crédito e...
Exclusiva
Instituições financeiras se mobilizam em prol dos afetados por enchente no RS
Confira as ações tomadas até o momento e como contribuir com doações em dinheiro por Ana...
Exclusiva
Fórum para C-levels destaca tendências globais em bancos digitais e banking
Mais de 30 especialistas debaterão temas como embedded finance, IA, tokenização, finanças sustentáveis e neurotecnologia...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top