nota3

Infraestrutura: Brasil está atrasado no uso de inteligência artificial

Por Edilma Rodrigues

O Brasil está atrasado, em relação a outros países, no uso da inteligência artificial para melhorar o tempo de resposta dos serviços de infraestrutura e a resolução automática de incidentes. A conclusão é do estudo Provider Lens™ Quadrante de Infraestrutura e Data Center/Nuvem Privada, da Information Services Group (ISG). A empresa, que faz pesquisas de tecnologia e consultoria global, anunciou a expansão desse levantamento para o Brasil já com a divulgação do primeiro relatório, na semana passada.

Segundo o estudo, a maioria dos participantes multinacionais utiliza Inteligência Artificial, mas os brasileiros parecem ignorar as habilidades benéficas da IA na redução de custos, ou não dispõem dos recursos para se tornarem pioneiros na adoção. Além de avaliar que o mercado de serviços de infraestrutura ainda está em desenvolvimento no Brasil, com novos negócios vindos de empresas do segmento de pequenas e médias empresas (PMEs).

De acordo com comunicado da empresa à imprensa, os provedores que se concentram nesses clientes crescem mais rapidamente do que aqueles que se concentram em empresas de grande porte. “Todos os provedores avaliados no relatório da ISG implementaram ou estão implementando recursos de data center definido por software (SDDC – software-defined data center), frequentemente com OpenStack e VMWare. A ISG aconselha as empresas a considerarem SDDC quando celebrarem um novo contrato ou renegociarem os já existentes.”

Apesar da crise econômica que afetou os provedores brasileiros durante os últimos três anos, localizamos provedores que cresceram 10% anualmente e estão confiantes no crescimento futuro desse mercado, disse o sócio e líder global da ISG Research, Esteban Herrera. Os provedores de maior porte estão reinventando suas ofertas e se adaptando a um ambiente dinâmico, impulsionando a inovação em áreas como automação e serviços definidos por software.

O Provider Lens™ aponta ainda que a expansão do mercado de serviços de infraestrutura no Brasil, incluindo a introdução de nuvem pública, colocation e capacidades de SDDC, nivelou o campo da competitividade. E proporcionou mais opções para os clientes, especialmente os de pequeno e médio porte, que procuram provedores para apoiá-los na adoção de serviços de nuvem pública.

A pesquisa avaliou 30 provedores de serviços de infraestrutura, data center e nuvem privada, que atendem ao mercado brasileiro em três quadrantes: serviços gerenciados para grandes empresas, serviços gerenciados para pequenas e médias empresas (PMEs) e hospedagem gerenciada e colocation. E nomeou a Atos, DXC, Equinix, IBM, Logicalis, TIVIT, Unisys e Wipro como líderes do mercado de grandes empresas de serviços gerenciados; CentralServer, Dedalus Prime, Equinix, Logicalis, Mandic, T-Systems, TIVIT e UOL Diveo como líderes na área de serviços gerenciados de PME e a Ascenty, CenturyLink, Equinix, T-Systems e TIVIT como líderes da área de serviços de hospedagem e colocação gerenciadas.

O relatório Provider Lens™ do Quadrante de Infraestrutura e Data Center/Nuvem Privada está disponível para assinantes do serviço ISG Insights™ ou para compra nesta página da Web. Uma versão customizada do relatório também está disponível no Web Site Dedalus.

Com informações da assessoria de imprensa

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top