nota7

Indústrias usam blockchain para ter modelos de negócios mais eficientes

A utilização da blockchain tem se diversificado muito. Assim, o Blockchain View trouxe em um dos seus painéis casos de uso em variados negócios. Flávio Siviero, da Uniproof, começou sua fala contando das oportunidades que surgem das ineficiências. A plataforma criada faz o registro de documentos eletrônicos em cartório de títulos e documentos, amparado pela confiança na tecnologia blockchain. A validação é de acordo com a legislação brasileira e permite a guarda e conservação, no cartório e na plataforma, de qualquer documento em substituição do original, físico ou eletrônico, sem efeitos contra terceiros. O objetivo é melhorar a forma como as coisas são feitas. Caio Yazbek, também da Uniproof, salientou que a um contrassenso: a legislação é antiga, mas a tecnologia tem avanço rapidíssimo. A ideia é criar um canal rápido e eficaz.

Carl Amorim, da Prospera, conta que adquiriu os direitos autorais do livro Blockchain Revolution, de Don Tapscot e realizou sua edição através da plataforma colaborativa (DAO), com a distribuição do trabalho entre os diversos colaboradores. O pagamento foi na criptomoeda Prosper, criada para essa finalidade. O projeto deu tão certo que a empresa quer lançar outros livros na plataforma.

Uma transformação no tráfego de vídeo foi o que Felipe Pereira, da Bossa Nova Filmes, mostrou para a platéia do Blockchain View, a plataforma Paratii. Sua arquitetura peer-to-peer retira intermediários do processo como acontece com Youtube, por exemplo, que monetização a distribuição dos vídeos criados e distribuídos. Também empodera o produtor independente, democratiza o acesso, expande os limites dos modelos de negócios atrelados a conteúdo. “Não taxamos criadores e publishers,” comenta Pereira.

O pesquisador do laboratório de Blockchain da IBM no Brasil e responsável pela vertical de agricultura riple ledger, Percival Lucena, mostrou o caso da Agrotech e contou como conseguiu rastrear a origem dos alimentos, casando as tecnologias blockchain e IoT, ajudando a resolver um dos entraves para a exportação. “No País, 40 bi (20%) provêm de exportação de commodities (loja, milho, café),” mensura Lucena. O IoT faz a leitura automática das amostras para estabelecer o vínculo de procedência, numa blockchain específica. “Agora, é possível garantir qualidade do que se come. E pessoas e empresas podem rastrear o histórico do grão”.

A tecnologia também está sendo utilizada para garantir a autenticidade de diplomas. Guilherme Carvalho, do Meu Diploma – A Star – contou que a falsificação de certificados universitários é muito grande no país. A aplicação, usada na blockchain, vai permitir que as universidades emitam os diplomas também em blockchain, que tem como um de seus princípios a imutabilidade.

De acordo com o Decreto 8.373 publicado em 11 de Dezembro de 2014, foi instituído o projeto eSocial do governo federal, que visa à unificação e padronização no recebimento das obrigações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais dos setores privados e públicos. Orlando Silva Junior, da Build Up explicou como a criação de um sistema de mensageria, baseada em blockchain, direciona a conciliação de dados acoplada a um serviço automatizado de validação e envio das obrigações legais com intuito de atender aos requisitos do eSocial.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top