Inclusão digital e preços justos são apostas dos bancos digitais

A palestra sobre bancos digitais, do CIAB Febraban 2017, reuniu três instituições com propostas de inclusão financeira, gratuidade ou preços justos, tudo digital e com a melhor experiência para os clientes. O Presidente do Banco Intermedium, João Vitor Menin, explicou que com 170 mil clientes e crescimento de 841% de maio de 2016 a maio de 2017, a sustentabilidade das operações, mesmo com as contas 100% gratuitas, vem de uma gama de produtos. “O consumo de serviços como seguro, crédito e investimentos ajuda a gratuidade e a digitalização permite a democratização” avalia. A novidade é que a conta do Intermedium passou a ser prioritária. Anteriormente, a movimentação para o banco era feita sempre a partir da conta do cliente em outra  instituição.

A plataforma digital do Banco Original foi lançada há um ano e 10 meses.

O sucesso vem de aprendizados como: ouvir o cliente (conveniência e experiência do usuário); da parceria entre as áreas de TI e de negócios para criar produtos digitais; da alavancagem por meio de comunidades e indicação de amigos. “Nosso cliente é o embaixador do banco,” comenta o CIO do Banco Original, Wanderley Baccalá e acrescenta: “nosso objetivo era atingir 100 mil clientes no primeiro ano. Batemos essa meta em seis meses.” Em sua fala, Baccalá, afirma que a nova onda é o OpenBank: abrir a plataforma para desenvolvimentos em APIs, para que o banco possa estar em qualquer lugar. Também comentou que o ideal é não precisar do celular ou de qualquer dispositivo, apenas a presença do cliente e de conhecer o contexto para a relação com o cliente por meio de Inteligência Artificial.

O diretor comercial & negócios do Banco Neon, Alan Chusid, explicou que 50% da população brasileira é desbancarizada, seja por restrição no nome, falta de recursos suficientes para ter uma conta tradicional etc., e existe um grande potencial nesse público. “Escolhemos não fazer análise de crédito e oferecer uma conta para movimentação e, desse modo, promover a inclusão bancária,” relata Chusid.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top