A telemetria, tecnologia que permite as seguradoras utilizarem informações como a rotina de deslocamento do motorista, assim como sua prudência ao volante para oferecer produtos mais personalizados e custos diferenciados em seus contratos de seguro é um dos principais temas que estão sendo discutidos no 6º Encontro de Resseguro do Rio de Janeiro. O evento teve início ontem e será encerrado hoje (6).
De acordo com estudos da Swiss Re, empresa líder no fornecimento por atacado de resseguro, seguro e outras formas baseadas em seguros de transferência de risco, esse é um caminho sem volta e que trará aumento na segurança do motorista e a possibilidade de implementação de um novo modelo de precificação para as seguradoras.
No painel “O Futuro das Organizações”, que contará com Katia Miyaki, subscritora de riscos de responsabilidade civil, a empresa abordará o conceito do seguro baseado no perfil do usuário. Segundo ela, está claro que, em breve, será possível às seguradoras oferecer produtos mais personalizados e, eventualmente, com custo mais competitivo.
Florian Kummer, Head Property & Casualty para a América Latina da Swiss Re, declara que a utilização da internet das coisas e de diversas tecnologias nos veículos possibilitará o surgimento de novos serviços. “A forma como nos comportamos ao utilizar diferentes produtos e serviços será cada vez perceptível para as empresas. Se identificamos que um usuário possui um perfil de menor risco, poderemos oferecer condições e produtos diferenciados e com valores mais precisos”, revela Kummer.