nota7

Impacta valida certificação de alunos com blockchain

Por Edilma Rodrigues

Os alunos do Grupo Impacta vão ter seus certificados validados por meio da tecnologia blockchain. O documento, em formato de medalha virtual, chamada de Badge e validade de dois anos que pode ser renovada, é gerado na blockchain, a mesma utilizada nos bitcoins, o que garante autenticidade e integridade e pode ser distribuído por toda a rede. “Cada certificado digital emitido origina um único código de autenticação com o padrão open badge – além de um código (hash) da rede blockchain , explica o diretor de operação do Grupo Educacional Impacta, Marcelo Botelho.

Além de ser um diferencial para o aluno, Botelho acredita que a ferramenta trará um novo marco em um mercado de trabalho que sofre com a dificuldade de se comprovar conhecimentos e habilidades dos candidatos adquiridos em tantos cursos disponíveis atualmente. As certificações exibidas nos meios digitais garantem destaque aos alunos que passam a integrar no mercado e facilitam a vida dos recrutadores.

Segundo a empresa, o aluno aprovado pode demonstrar a conquista de uma determinada atividade, emitida e controlada pela instituição, que tem reconhecimento mundial. “Com o Badge, o estudante poderá compartilhar, em suas redes sociais (Linkedin, Facebook, Twitter, WhatsApp) ou até mesmo na assinatura de e-mail, os certificados de seus cursos realizados.”

Já utilizada nos Estados Unidos e Europa, a medalha virtual vai permitir aos alunos brasileiros, expor as certificações adquiridas e comprovar o aprendizado. A Impacta, que ministra cursos nas áreas de gestão, design, tecnologia da informação e mercado digital, prevê que o uso do badge deve se tornar um importante instrumento para empresas atestarem o conhecimento de seus candidatos.

Entre as organizações responsáveis por definirem e manterem os padrões tecnológicos de aplicação das medalhas virtuais estão European Badge Alliance (EBA), Badge Alliance, Badge The World e Mozilla OpenBadges. A Brasil Open Badge, inclusive, está associada ao Mozilla OpenBadges.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top