Identificação unificada de dispositivos para prevenir fraudes é uma das iniciativas dos bancos brasileiros com Blockchain

Atualmente cada banco tem sua própria solução para gerar os códigos de identificação (ID) dos dispositivos com os quais se relaciona para a realização de transações. Esses sistemas não são compatíveis uns com os outros e isto dificulta o conhecimento da reputação desses equipamentos em toda a indústria financeira. O fato faz com que um aparelho usado para aplicar um golpe na instituição ‘A’, não seja identificado como suspeito pela instituição ‘B’. Com base neste cenário, o projeto ‘ID de Máquina’, em desenvolvimento pelo Bradesco tem o objetivo de gerar um ID único das máquinas. Este identificador seria reconhecido por todas as instituições financeiras e o aparelho gerador de uma fraude em qualquer banco seria alvo de maior rigor analítico em toda a indústria.

A ideia foi apresentada pelo Analista Consultor do Departamento de Pesquisa e Inovação do Bradesco, George Marcel Smetana, durante o painel ‘Blockchain: iniciativas dos bancos no Brasil” realizado no CIAB FEBRAN ontem (7).

Segundo ele, o sistema desenvolvido em blockchain permitirá a troca de informação sobre a reputação das máquinas inclusive com outros segmentos como o comércio eletrônico e empresas de outros países, por exemplo. “Se alguém manifestar o interesse de fazer uma compra em um e-commerce e essa operação estiver sendo feito por um computador ou por um telefone celular que já aplicou um golpe em um banco, creio que esta informação seja valiosa para o sistema de segurança da loja eletrônica”, disse.

Outra proposta de uso do blockchain apresentada durante o painel foi o ‘Aceite de boleto de proposta”, que reúne Banco do Brasil, Bradesco, CIP, Itaú e Santander.

Além de Smetana, a discussão contou com as participações de Leandro Minniti, Gestor de Produtos da CIP, Flávio Stutz, Gerente de Divisão do Banco do Brasil, Adriana Teruya, Arquiteta Enterprise no Banco Itaú-Unibanco e Elton Melo, Arquiteto de Soluções do Banco Santander Brasil.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top