nota7

IA se torna base da contrainteligência ao crime financeiro

Além de a inteligência artificial ajudar a identificar comportamentos suspeitos e fraudes, a aplicação da tecnologia em cibersegurança é fundamental, à medida que o cibercriminosos também ganham acesso a ferramentas de ML (máquina de aprendizado), interação em linguagem natural e outros recursos cognitivos. “Já vimos um case em que o bot seleciona alguns perfis no Tweeter, aprende o estilo de postagem e escreve na mesma linguagem do usuário, o que multiplica a chance de sucesso de um phishing”, exemplifica Alexandre Del Rey, presidente da I2AI (International Association of Artificial Intelligence) e palestrante no painel Como a I.A. se tornou uma poderosa aliada no combate ao crime financeiro, durante o Ciab 2019.

Thiago Bordini, diretor de inteligência cibernética da New Space, observa que no Brasil, além do combate à lavagem de dinheiro, phisihing e outros incidentes típicos do sistema financeiro, há uma forte vertente de aplicação de IA para prevenção a golpes por engenharia social. Ele adverte que em cibersegurança o desenvolvimento contínuo é ainda mais importante. “O crime vai se adaptando todo dia e hoje os fraudadores mais sofisticados já têm um plano para mudar de rumo quando a ML começa a entender o golpe”, conta.

Nuno Pires, vice-presidente da FeedZai, menciona que uma das maiores contribuições da IA no combate à fraude é aumentar a granularidade da segmentação de clientes, o que já é uma prioridade para áreas de produtos e de marketing. “Quanto mais dados de qualidade se tem sobre o cliente, mais se conhece seu comportamento e o contexto em que podem ocorrer determinadas transações ou procedimentos”, diz.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top