Crédito de: freepik.com

IA no ecossistema financeiro

Veja o que diz Economista e autor da W Fintechs, Walter Pereira, sobre inteligência artificial no sistema financeiro
O economista e autor da W Fintechs, Walter Pereira, foi entrevistado por Luiz Gustavo Pacete, editor da Forbes Tech, durante a gravação do segundo episódio do programa Forbes Talks. Com o tema: IA no ecossistema financeiro, Pereira fez um mergulho no universo financeiro e tecnológico.
O bate papo mostra uma nova perspectiva sobre o impacto da inteligência artificial (IA) generativa no ecossistema financeiro. Para Pereira, a tecnologia já vem sendo usada por bancos há alguns anos, mas agora conta com o apoio da IA generativa, o que proporcionará a conquista de um próximo nível.
“Desde 2016, aproximadamente, a gente acompanha várias aplicações de IA no setor, como os chatbots, por exemplo. Mas agora, com a IA generativa, estamos falando de algo que vai além: IA melhorando processos internos e externos, combate a fraudes, análises, ou seja, agora vamos começar a vivenciar o potencial da IA nessa indústria”, declarou ao Forbes Talks.
“O uso da inteligência artificial no setor permitirá o ganho de capacidade computacional, ajudando as instituições bancárias e financeiras a trazerem valor aos clientes, por meio dos dados gerados pelo sistema. E esse é, sem dúvida, um novo momento para o ecossistema financeiro”, pontuou.

Computação quântica

Pereira conta que a IA já causou um impacto relevante na estrutura dos bancos e corretoras, e que agora a tecnologia se amplia para melhorar ainda mais a experiência dos consumidores. Além disso, ele chamou a atenção para a computação quântica, que junto à inteligência artificial, fará uma verdadeira revolução no setor.
“Não podemos deixar de falar em IA sem adicionar a conversa sobre computação quântica, ou seja, as decisões que tomamos hoje em computação normal serão inúmeras vezes mais rápidas — o que, conectado com IA, vai ampliar, de uma forma como nunca presenciamos, a capacidade computacional. Isso não só mudará o sistema como também vai criar novas indústrias, novos ciclos de inovação, produtos e serviços.”
* Esse é um conteúdo é um Publieditorial.
A matéria foi originalmente publicada no Próximo Nível, o hub de Brand Publishing da Embratel, com produção diária de conteúdo sobre inovação e tendências tecnológicas. Navegue pelo site para alcançar um próximo nível e lembre-se que a Embratel está ao lado das empresas nesta busca e quer mostrar como as tecnologias podem ajudá-las nesse caminho.

Compartilhe

Notícias relacionadas

TOP 6
CMN e BC aprovam medidas para amenizar os efeitos da calamidade pública no RS
O Banco Central monitorará continuamente o funcionamento da intermediação financeira na regiãoEm reunião extraordinária no...
TOP 6
Competição voltada às tecnologias para finanças sustentáveis abre inscrições
Quinta edição do G20 TechSprint foi lançada pelo Banco Central (BC) e o Centro de...
TOP 6
Celcoin adquire startup especializada em regulação bancária e fiscal
Reg+ representa a quarta aquisição em dois anos, e reforça o investimento da empresa em...
TOP 6
Programa Celular Seguro é desconhecido por 40% da população, aponta pesquisa
Levantamento encomendado pela Febraban mostra que 29% dos entrevistados não estão interessados na plataformaAté o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top