Crédito: Banco de imagem

IA generativa no setor financeiro é aposta de 74% CEOs do ecossistema

Dados são da 27ª edição da pesquisa CEO Survey, realizada pela PwC em 105 países
Os CEOs do setor financeiro do Brasil estão mais otimistas que a média mundial quanto ao impacto positivo da IA generativa, apostando que essa tecnologia vai melhorar a qualidade dos produtos e serviços das empresas, indica a 27ª edição da pesquisa CEO Survey, realizada pela PwC com 4.702 CEOs em 105 países, com entrevistas realizadas entre outubro e novembro do ano passado.
O percentual se destaca entre os outros segmentos, já que 74% estão otimistas em relação à inteligência artificial generativa nos próximos 12 meses, ante 64% dos CEOs brasileiros em geral e 59% dos executivos no recorte global que participaram da pesquisa.
Nos próximos três anos, 91% dos executivos brasileiros do setor financeiro apontam que a IA generativa vai exigir o desenvolvimento de novas habilidades da maior parte da sua força de trabalho, e 83% acreditam que vai causar um aumento na competitividade do setor como um todo. Em relação aos CEOs brasileiros no geral, esses percentuais médios são de 72% e 73%, respectivamente.
Os CEOs brasileiros do segmento também são mais otimistas quanto à aceleração da economia global. 60% dos entrevistados do setor do Brasil estão confiantes quanto ao crescimento da economia do País nos próximos 12 meses, ante 55% dos CEOs brasileiros em geral e 47% dos executivos da área no mundo.
Por outro lado, quando perguntados sobre os riscos cibernéticos, 43% dos executivos brasileiros de serviços financeiros acreditam serem a principal ameaça ao seu negócio, sendo mais preocupante para o segmento financeiro que para os executivos das demais verticais (25%). Além dos riscos cibernéticos, a inflação e instabilidade macroeconômica estão na segunda posição como principais ameaças do setor, ambos com percentual de 37%, em comparação com 29% e 31% do total dos entrevistados. (Fonte: Mobile Time

Compartilhe

Notícias relacionadas

TOP 6
CMN e BC aprovam medidas para amenizar os efeitos da calamidade pública no RS
O Banco Central monitorará continuamente o funcionamento da intermediação financeira na regiãoEm reunião extraordinária no...
TOP 6
Competição voltada às tecnologias para finanças sustentáveis abre inscrições
Quinta edição do G20 TechSprint foi lançada pelo Banco Central (BC) e o Centro de...
TOP 6
Celcoin adquire startup especializada em regulação bancária e fiscal
Reg+ representa a quarta aquisição em dois anos, e reforça o investimento da empresa em...
TOP 6
Programa Celular Seguro é desconhecido por 40% da população, aponta pesquisa
Levantamento encomendado pela Febraban mostra que 29% dos entrevistados não estão interessados na plataformaAté o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top