Crédito: Tatiana Orofino, head de Financial Services Business Development na AWS para América Latina

IA generativa: a nova aliada das instituições financeiras

Por Tatiana Orofino, head de Financial Services Business Development na AWS para América Latina
Segundo a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2024, de 2015 a 2023 os bancos dobraram seus investimentos anuais para aperfeiçoar a experiência de um cliente cada vez mais digital. Temos percebido o surgimento e a adoção de novas tecnologias pelo setor, como é o caso da adoção de nuvem, do machine learning, da inteligência artificial e, mais recentemente, da inteligência artificial generativa.
Esta última representa um novo – e enorme – passo rumo à revolução digital. No entanto, é natural que, assim como os bancos tiveram alguma cautela antes de abraçar a nuvem, eles busquem desvendar a tecnologia antes de aplicá-la. Um ponto a favor é que estar na nuvem já representa um caminho mais seguro para a adoção da tecnologia.
Segundo relatório da Celent, produzido com apoio da Amazon Web Services (AWS), a integração da IA nas operações bancárias promete uma revolução na eficiência dos funcionários e na experiência do consumidor. Para se ter uma ideia, em 2028 a IA se tornará um pilar no desenvolvimento de produtos, ajudando em todas as fases, da concepção à entrega. 
Foi o que fez o C6 Bank, que atualmente desenvolve dois projetos de IA generativa em colaboração com a AWS. O primeiro deles apoia os programadores na revisão do código-fonte, reduzindo erros; o segundo consiste em um robô que ajuda os atendentes a fornecerem respostas mais rápidas e exatas aos clientes. Nessa primeira fase do projeto-piloto, a IA já respondeu a 70% das perguntas com assertividade. 
Esses são apenas dois exemplos de um universo repleto de oportunidades. Ao que tudo indica, até 2034 a tecnologia estará avançada o suficiente para gerar conteúdos complexos e otimizar códigos de maneira sofisticada, entre outras possibilidades para melhorar significativamente a experiência do cliente. 
Diversas instituições financeiras em todo o mundo já estão testando e descobrindo o que de melhor a tecnologia pode lhes oferecer, tendo a AWS como aliada e uma cultura focada em dados com o objetivo de participar dessa transformação com responsabilidade e gerar mais valor para os clientes.

Esse artigo foi publicado na 19ª edição do Anuário Brasileiro de Bancos. Acompanhe as principais tendências e movimentos do ecossistema financeiro no último ano.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Exclusiva
Transformação sustentável: o papel das instituições financeiras na transição
Enquanto os riscos da crise climática colocam a população e a economia em alerta, o...
CANTAnews
Low-code revoluciona aplicações no setor financeiro
Carlos Sapateiro, Country Leader da OutSystemsAs instituições financeiras examinam frequentemente seus negócios avaliando cenários para...
CANTAnews
Seis tendências tecnológicas para o setor financeiro
por Wagner Martin, VP de negócios da Veritran no BrasilEm um cenário marcado pelos avanços...
CANTAnews
A eficiência em terceirizar agências e serviços bancários
por Tiago Aguiar, superintendente executivo de Produtos, Novos Negócios e Marketing da TecBanNa rota da...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top