Crédito: Carlos Eduardo Benitez, CEO do BMP

IA e Baas: duas siglas que estão redefinindo o mercado financeiro

por Carlos Eduardo Benitez, CEO do BMP
Não é de hoje que a tecnologia impacta os setores da sociedade, mas talvez este seja o momento de grande influência no mercado financeiro, acompanhado também de mudanças nas expectativas e no comportamento dos consumidores. 
Em um mundo cada vez mais digital, além de segurança, os clientes esperam praticidade, personalização e eficiência. E é nesse cenário que entra o Banking as a Service (BaaS), uma inovação que está redefinindo o setor bancário e dando origem a novos modelos de negócio.
Um dos principais fatores responsáveis pela transformação é o avanço da inteligência artificial generativa, que está desempenhando um papel crucial na reformulação desses serviços e influenciando a maneira como os consumidores e as instituições interagem com produtos financeiros. É por meio da IA que as instituições financeiras podem oferecer experiências mais customizadas e eficazes.
Além desses fatores, como principais aplicações, podemos citar a automação de processos, a previsão e análise de mercado e a otimização do atendimento ao cliente. No setor de crédito, por exemplo, podemos citar a utilização de IA para prevenção de fraudes no processo de concessão de empréstimos.
Em relação às estatísticas, estudos apontam que 70% dos consumidores esperam interações personalizadas com suas instituições financeiras, o que comprova a necessidade de nós, como empresa, entendermos melhor o ecossistema, percebermos as mudanças e trazermos as melhores soluções para atender às demandas de cada cliente. 
A combinação dessas duas siglas, IA e Baas, está remodelando o futuro dos serviços bancários. À medida que nos adaptamos a esse conjunto e utilizamos seu potencial em nossos negócios, estamos caminhando para um cenário em que os serviços financeiros são mais adaptados, seguros e acessíveis para todos.

Esse artigo foi publicado na 19ª edição do Anuário Brasileiro de Bancos. Acompanhe as principais tendências e movimentos do ecossistema financeiro no último ano.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Exclusiva
Transformação sustentável: o papel das instituições financeiras na transição
Enquanto os riscos da crise climática colocam a população e a economia em alerta, o...
CANTAnews
Low-code revoluciona aplicações no setor financeiro
Carlos Sapateiro, Country Leader da OutSystemsAs instituições financeiras examinam frequentemente seus negócios avaliando cenários para...
CANTAnews
Seis tendências tecnológicas para o setor financeiro
por Wagner Martin, VP de negócios da Veritran no BrasilEm um cenário marcado pelos avanços...
CANTAnews
A eficiência em terceirizar agências e serviços bancários
por Tiago Aguiar, superintendente executivo de Produtos, Novos Negócios e Marketing da TecBanNa rota da...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top